O pensamento liberal mudou a percepção do homem sobre sua capacidade de existir e agir. Agora, protagonista, o ser humano pode alterar seu destino. Não coloca mais sua existência nas mãos de algo sobre-humano. Senhor de si mesmo, sua liberdade deve ser preservada. O direito de existir, de ir e vir, de opinar e agir. O mundo ocidental viu emergir uma série de revoluções, que mudaram a ordem social, legitimaram os direitos individuais, romperam as diferenças de berço e garantiram o direito à propriedade. A vida mercantil permitiu a expansão das atividades econômicas, expandiu territórios e mobilizou uma multidão para os mais diferentes cantos do Planeta. Um movimento conhecido como Iluminismo se estabeleceu na Europa, iniciado na Inglaterra, tendo John Locke como precursor, invadiu as universidades francesas. Foi na França que parte considerável dos pensadores iluministas nasceram ou fizeram carreira. Na educação, o conhecimento passaria a ser visto como uma possibilidade a todos os seres humanos. O direito de saber, de conhecer, de fazer sua vida desenvolvendo o potencial de cada um em benefício da coletividade. Considerando o contexto anterior, sobre o pensamento liberal, analise as afirmativas: I. Marcado pela profunda herança do pensamento medieval, em grande parte os pensadores iluministas consideravam que a fé era o instrumento fundamental da salvação dos homens regulando e ordenando a boa conduta na terra. II. A liberdade está no centro do pensamento iluminista. O direito à escolha e a igualdade de direitos perante os demais. Todo o ser humano tem o potencial de desenvolvimento e deve ser respeitado em sua individualidade. III. A convivência entre os seres humanos deve ser fraterna. Cada um deve entender que a diferença que marca a condição de cada um não deve ser entrave para o convívio em sociedade. IV. A igualdade perante a lei é outra condição fundamental nas teses liberais. Perante a igualdade jurídica, todos devem ser iguais. Salvando a integridade individual e a necessidade de uma regulamentação par
Respostas
Resposta:
Alternativa 5: Somente II, III e IV.
Explicação:
(não corresponde) I. Marcado pela profunda herança do pensamento medieval, em grande parte os pensadores iluministas consideravam que a fé era o instrumento fundamental da salvação dos homens regulando e ordenando a boa conduta na terra.
(corresponde) II. A liberdade está no centro do pensamento iluminista. O direito à escolha e a igualdade de direitos perante os demais. Todo o ser humano tem o potencial de desenvolvimento e deve ser respeitado em sua individualidade.
(corresponde) III. A convivência entre os seres humanos deve ser fraterna. Cada um deve entender que a diferença que marca a condição de cada um não deve ser entrave para o convívio em sociedade.
(corresponde )IV. A igualdade perante a lei é outra condição fundamental nas teses liberais. Perante a igualdade jurídica, todos devem ser iguais. Salvando a integridade individual e a necessidade de uma regulamentação para vida em sociedade.
Resposta:
é correto afirmar que é somente a Dois a três e a quatro
Explicação: