Respostas
A Psicologia Social irá ajudar o advogado criminalista à compreender melhor o processo da construção do crime de seu cliente, compreendendo que os indivíduos agentes do crime possuem um conjunto de "motivos" para fazerem tais atos. Essa compreensão ajudará no processo de construção da defesa.
Para conseguirmos entender melhor o porque desse ramo da Psicologia ajudar na prática de um criminalista, precisamos entender melhor o que a Psicologia Social faz e sua relação com a criminalidade.
Psicologia Social e a Criminalidade
A criminalidade dentro da Psicologia Social está associada as relações que os indivíduos enquanto cidadões possuem com a sociedade que vivem. Além disso, a criminalidade dentro da Psicologia Social está ligada diretamente aos papéis sociais que esses indivíduos acreditam possuir no processo de criação de identidade.
A Psicologia Social irá ajudar a entender que todo indivíduo seja ele atuante de crime ou não possui um contexto histórico e cultural - possuindo vínculo direto com a sociedade que ele vive.
A psicologia Social irá ajudar o criminalista à:
- Identificar a identidade do cliente
- Relacionar a identidade/personalidade com o contexto que ele vive
- Compreender a cultura como fator essencial no processo do crime
- A compreensão histórico-cultural ajudará no processo de construção da defesa
Com isso podemos compreender que o criminalista irá atuar em grande maioria dos casos, como um advogado de defesa. Além dos estudos essenciais do Direito e do Direito Penal, o estudo da Psicologia Social pode ser imprescindível para que seu trabalho realmente cause mudanças positivas no Sistema Jurídico do país.
Aprenda mais sobre a Psicologia Social aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12613438