• Matéria: História
  • Autor: vickensinomedio3924
  • Perguntado 3 anos atrás

[durante a república], grande parte dos domínios públicos estava formada por terrenos incultos e abandonados, uma vez que o estado [latino] não tinha condições de ocupá-los ou colocá-los em adjudicação. De modo que era permitida, a quem a desejasse e pudesse, a ocupação (e exploração) destas áreas sem nada pagar ou retribuir ao estado. Florenzano, m. B. B. O mundo antigo: economia e sociedade. São paulo: brasiliense, 1989 (adaptado). A forma como as autoridades romanas geriam os bens mencionados contribuiu para a) o saneamento dos conflitos agrários. B) a redução das conquistas territoriais. C) o enriquecimento do pequeno produtor. D) o fortalecimento da grande propriedade. E) a regularização das possessões comunitárias

Respostas

respondido por: lauravitoriadeolivei
0

Resposta: alternativa

Explicação: pois, o enriquecimento do pequeno produtor

respondido por: gaabisilveira5
0

Em relação a forma como as autoridades romanas geriam os bens mencionados, podemos concluir que isso contribuiu para a regularização das possessões comunitárias. Portanto, alternativa E.

Resultados após a Independência do Brasil

Após a Proclamação da República, Independência do Brasil, muitos foram em buscar de ocupar terras públicas que se encontrassem livres, terras estas que pertenciam aos camponeses e latifundiários, que depois se viram obrigados a desocupa-las, devido o confisco de propriedades.

Os problemas surgiam em decorrência de não haver um limite entre terras, originando conflitos entre os seus ocupantes. Portanto, em 1850, foi estabelecida a Lei de Terras, que impedia a invasão e ocupação de terras públicas, com pena de prisão a quem a infligisse.

Entenda mais sobre a Independência do Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/757877

#SPJ4

Perguntas similares