Para responder à pergunta "Sal grosso é melhor que o refinado?", a Revista Superinteressante explorou, principalmente:Sal grosso é melhor que o refinado?Não necessariamente. Os dois são exatamente a mesma substância: cloreto de sódio. A diferença está no tamanho dos cristais. Enquanto o sal grosso tem grãos maiores, o sal refinado de mesa costuma ser um pó com cristais quase invisíveis. Isso pode ter algum efeito na percepção da comida, mas só quando a integridade dos cristais de sal grosso é preservada. Pense em um churrasco de picanha: se ela for temperada com sal grosso, ficará com grânulos espalhados pela superfície. "Cristais maiores causam pequenas explosões de salinidade quando tocam a língua e se dissolvem ao serem mordidos", afirma o químico Peter L. Wolke no livro O que Einstein disse a seu cozinheiro. A maioria dos brasileiros gostam de sentir essas "explosões" quando come carne na brasa, mas isso é só uma questão cultural. Argentinos e uruguaios preferem o churrasco com sal fino, que espalha seu sabor mais uniformemente pela carne e não causa a sensação crocante do sal grosso. Quando se trata de temperar comidas com muito líquido, como sopas e molhos, o tipo de sal não faz a menor diferença: grãos de qualquer tamanho vão fatalmente se dissolver na água. (Superinteressante, 2004)
Respostas
A revista Superinteressante explorou principalmente a dissertação expositiva para responder a essa pergunta. Por isso, está correta a alternativa D.
Tipos textuais
O objetivo da matéria era responder se sal grosso é melhor que o sal refinado.
A revista não focou o texto na defesa de um determinado ponto de vista e com a apresentação de argumentos para dar base à opinião. Por isso, não temos dissertação argumentativa.
Em vez disso, preferiu expor como ocorre os dois fenômenos que dão origem ao sal grosso e ao sal refinado, demonstrando que não necessariamente um seja melhor que o outro. O foco está na exposição de informações ao leitor, não na defesa de um posicionamento.
Enunciado completo:
Para responder à pergunta “Sal grosso é melhor que o refinado?”, a Revista Superinteressante explorou, principalmente:
- a) A dissertação argumentativa, defendendo um posicionamento em relação ao fenômeno.
- b) A narração, relatando de acordo com a temporalidade a ocorrência do fenômeno.
- c) A descrição, atribuindo qualidades ao fenômeno.
- d) A dissertação expositiva, explicando como ocorre o fenômeno.
- e) A injunção, induzindo o leitor a agir.
https://brainly.com.br/tarefa/11549026
Mais sobre tipologia textual em:
https://brainly.com.br/tarefa/13148871
#SPJ4
Resposta:
Letra D
A dissertação expositiva, explicando como ocorre o fenômeno.
Explicação: