Respostas
Sobre os fármacos antipsicóticos atípicos, a alternativa correta é "E. Os antipsicóticos atípicos podem ser definidos como antagonistas da serotonina-dopamina, exercendo antagonismo simultâneo dos receptores de serotonina 5HT2A e antagonismo dos receptores de dopamina D2".
Antipsicóticos atípicos
Uma segunda geração de medicamentos antipsicóticos, comumente referidos como "antipsicóticos atípicos", foi introduzida em 1998. O termo "atípico" refere-se a um medicamento antipsicótico que produz efeitos colaterais extrapiramidais mínimos (EPS) em doses antipsicóticas clinicamente eficazes, tem um baixo propensão a causar discinesia tardia (DT) com tratamento a longo prazo e trata sinais e sintomas positivos e negativos da esquizofrenia. Os agentes atípicos atualmente disponíveis incluem clozapina (Clozaril), risperidona (Risperdal), olanzapina (Zyprexa), quetiapina (Seroquel), ziprasidona (Geodon), aripiprazol (Abilify) e paliperidona (Invega), o metabólito ativo da risperidona. Alguns antipsicóticos atípicos mais recentes incluem asenapina (Saphris), iloperidona (Fanapt) e lurasidona (Latuda).
Os antipsicóticos atípicos substituíram amplamente os agentes tradicionais como terapia de primeira linha no tratamento da esquizofrenia. Exposições toxicológicas e fatalidades associadas a agentes atípicos representam um problema persistente nos Estados Unidos e em outros lugares. Consequentemente, é importante que o clínico esteja familiarizado com a farmacologia e toxicologia desses medicamentos.
Completando a questão, temos que:
"A A clorpromazina é um antipsicótico típico de alta potência, com atividade anti-histamínica
B A elevação da prolactina relacionada ao uso dos antipsicótico ocorre em decorrência do bloqueio colinérgico na via túbero infundibular
C A ocorrência de sintomas extrapiramidais (SEP) é devido ao agonismo dopaminérgico na via nigroestriatal
D Os sintomas positivos da esquizofrenia decorrem da hiperatividade na via dopaminérgica mesocortical
E Os antipsicóticos atípicos podem ser definidos como antagonistas da serotonina-dopamina, exercendo antagonismo simultâneo dos receptores de serotonina 5HT2A e antagonismo dos receptores de dopamina D2."
Mais sobre fármacos em:
https://brainly.com.br/tarefa/53402476
#SPJ4