Observe o quadro a seguir:

Conflito interno entre “eu” e “nós”

EU

NÓS

Referência interna

Eu sou eu mesmo;

Eu me aceito;

Confio em mim e na minha experiência;

Aprecio minha maneira de pensar e sentir;

Tenho uma visão e missão individual;

Não quero me perder no grupo;

Não quero perder algo de valor para participar do grupo.

Referência externa

Eu sou parte do grupo;

Aceito as pessoas;

Confio na experiência das pessoas;

Aprecio a maneira de pensar e sentir das pessoas;

Temos uma visão e missão do grupo;

Gosto de boas normas de conduta e aprecio realizar tarefas em grupo;

Quero colaborar para algo junto com o grupo.

Diferenças

Tenho orgulho de minhas diferenças e gosto de me distinguir do todo;

Tenho permissão para ser diferente e invisto tempo em produzir algo único;

Ao discordar, mostro minha inteligência e competência.

Semelhanças

Procuro semelhanças para me conectar e gosto de me manter conectado;

Gosto de investir tempo e atenção no relacionamento com o grupo;

Tenho medo do conflito e das diferenças, por isso evito discordar.

OBSERVAÇÃO: Nas equipes haverá pessoas mais orientadas de uma maneira ou de outra. Uns entram demais e se perdem no grupo, outros se individualizam demais e tem dificuldade de entrar no grupo.

Fonte: Freitas (2022)

O que esse quadro acima revela é

Escolha uma:
a.
que a polarização dentro das equipes de trabalho é uma realidade desafiante que impõem-se no dia-a-dia de trabalho, destruindo a capacidade de cooperação das equipes. Para sanar ou minimizar a polarização entre os colaboradores de uma mesma equipe, o líder deve criar um conjunto de regras e diretrizes de boa convivência para a equipe, constituir um documento por escrito e pedir para os liderados assinarem o documento, declarando ter ciência do conteúdo dele.

b.
que há pessoas que são capazes de integrarem-se a grupos de trabalho colaborativo, enquanto outras pessoas tem grande dificuldade em fazer parte de uma equipe, por causa de um viés mais individualista que cria uma barreira. Consciente disso, o líder deve participar do processo de recrutamento e garantir que só sejam contratados colaboradores que sejam capazes de realizar um trabalho verdadeiramente colaborativo ao integrarem a equipe.

c.
que existe uma tensão gerada pelo conflito entre a identidade individual e a identidade de grupo, que ocorre de forma secreta e silenciosa dentro de cada indivíduo. É o conflito interno entre o desejo de pertencer ao grupo e desejo de individualizar-se. É a tensão interna entre o desejo fazer parte de algo maior versus o desejo de destacar-se, para não ter sua singularidade abafada. Cabe ao líder apaziguar essas tensões através de ações corretivas.

d.
que existe um conflito que o líder experiência ao exercer um cargo de liderança pela primeira vez ou ao atuar em uma equipe disfuncional, com pessoas difíceis de lidar e que não estão abertas à influência positiva do líder. Neste caso, cabe ao líder trabalhar em prol de integrar-se e conectar-se com os indivíduos da equipe, para conquistar a simpatia e obter a colaboração de todos, no desempenho de suas tarefas. Incorreto

e.
que, quando há um grupo de pessoas, alguns conflitos entre elas podem ser insolúveis ou podem perdurar por muitos anos. Neste caso, o líder terá que aprender a conviver com isso, criando estratégias para diminuir as chances de ocorrerem situações de atrito e desacordos entre os colaboradores que apresentam um potencial para conflitos. Uma maneira simples e eficaz é evitar que essas pessoas trabalhem juntas.
R- (c)


ancorakinder18: RESPOSTA- que existe uma tensão gerada pelo conflito entre a identidade individual e a identidade de grupo, que ocorre de forma secreta e silenciosa dentro de cada indivíduo. É o conflito interno entre o desejo de pertencer ao grupo e desejo de individualizar-se. É a tensão interna entre o desejo fazer parte de algo maior versus o desejo de destacar-se, para não ter sua singularidade abafada. Cabe ao líder apaziguar essas tensões através de ações corretivas.

Respostas

respondido por: Felipeventura03
23

Resposta:

Que existe uma tensão gerada pelo conflito entre a identidade individual e a identidade de grupo, que ocorre de forma secreta e silenciosa dentro de cada indivíduo. É o conflito interno entre o desejo de pertencer ao grupo e desejo de individualizar-se. É a tensão interna entre o desejo fazer parte de algo maior versus o desejo de destacar-se, para não ter sua singularidade abafada. Cabe ao líder apaziguar essas tensões através de ações corretivas.

respondido por: winnyfernandes
1

As informações do quadro revelam que há uma tensão provocada pelo conflito entre a identidade do indivíduo e a do grupo, que ocorre dentro de cada um. Representa a questão interna por desejar pertencer a um grupo, mas ao mesmo tempo desejar estar sozinho. A letra C está correta.

Como o líder pode atuar neste conflito interno?

O líder poderá analisar as situações para identificar o que deve ser melhorado individualmente e coletivamente. Por meio desta análise ele consegue fornecer um feedback com orientações para que os indivíduos se sintam melhores com os conflitos e tensões internas.

É natural que este tipo de conflito ocorra com todos os indivíduos, mas eles devem estar dispostos a ouvir para melhor convivência individual e coletiva.

Saiba mais sobre conflitos:

https://brainly.com.br/tarefa/53763581

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares