• Matéria: História
  • Autor: karenchristi7546
  • Perguntado 3 anos atrás

Um passo importante para constituir-se como nação independente é elaborar regras para o funcionamento de sua sociedade. Para isso foi instituída uma assembleia constituinte, que, no entanto, acabou fechada por d. Pedro i logo após o início dos trabalhos e, logo foi outorgada a constituição em 1824

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
0

Após o Brasil tornar-se uma nação independente houve a outorga da Constituição de 1824 após o fechamento da Assembleia Constituinte por mando de Dom Pedro I por não concordar com o caráter da Constituição de 1823. Sobre esse assunto, a alternativa correta é a letra D).

Constituição de 1824

A Constituição outorgada pelo imperador Dom Pedro I no ano de 1824 foi a primeira Constituição do Brasil e já marcava o caráter autoritário que seria o governo do monarca português.

Nesta Constituição houve a criação do Poder Moderador que dava uma centralização do poder nas mãos de Dom Pedro I, tornando assim na prática, o Brasil governado por um regime absolutista.

O catolicismo foi declarada como religião oficial do Brasil, e estabeleceu a relação do padroado, onde o imperador também tinha forte influência sobre a Igreja, onde poderia aprovar ou recusar cargos religiosos vindos a mando de Roma.


Resto das Alternativas

a) Poder Executivo superior aos demais e Igreja Luterana como religião oficial do Estado.

b) Poder Legislativo superior aos demais e liberdade religiosa propagada pelo Estado.

c) Regime de padroado implantando com a Igreja Luterana se impondo como religião do Estado.

d) Poder Moderador superior aos demais e Igreja Católica como religião oficial do Estado


e) Parlamentarismo superando o poder Moderador e Igreja Católica com poder superior ao Estado

Saiba mais sobre "Constituição de 1824" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/19173556

#SPJ4

Perguntas similares