O cérebro possui um papel central no funcionamento do corpo humano, comandando uma diversidade de processos ao mesmo tempo complexos, rápidos e que exigem muita precisão. Dessa maneira, todas as operações cerebrais dependem de unidades básicas de comunicação, chamadas de sinapses.
Quais os tipos de sinapses existentes? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Sinapse química que depende de neurotransmissores, e sinapse elétrica que depende de hormônios.
Alternativa 2:
Sinapse química que depende de neurotransmissores, e sinapse elétrica que depende de junções comunicantes.
Alternativa 3:
Sinapse elétrica que depende de junções comunicantes, e sinapse endócrina que depende de proteínas e íons diversos.
Alternativa 4:
Sinapse química que depende da utilização de princípios farmacológicos, e sinapse endócrina que depende de hormônios.
Alternativa 5:
Sinapse química que depende de neurotransmissores, e sinapse elétrica que é conhecida como impulso nervoso ou potencial de ação.
Respostas
Resposta:
Alternativa -2
Explicação:
A sinapse química se inicia com os neurotransmissores, que são substâncias químicas produzidas dentro do neurônio pré-sináptico e carregam as informações que precisam ser levadas para o neurônio pós-sináptico.
As sinapses elétricas são formadas pela aproximação das membranas plasmáticas de dois neurônios formando estruturas chamadas junções comunicantes.
Resposta:
Alternativa 2 - Sinapse química que depende de neurotransmissores, e a sinapse elétrica que depende de junções comunicantes.
Explicação:
Há mais de um século, descobriu-se a capacidade dos neurônios dispararem eletricidade e estimular células vizinhas, por meio de sinapses e, mais tarde, duas maneiras de comunicação sináptica, uma elétrica e outra química.
Iniciamos esta discussão, elucidando a sinapse menos presente nos seres humanos, de base elétrica. A caracterização de uma sinapse elétrica ocorre pela junção comunicante presente entre duas células, ou seja, existe livre passagem de íons e substâncias. Esse evento é mais presente na comunicação do tecido visceral ou mesmo do músculo cardíaco. Em síntese, é como se um túnel fosse formado para a livre passagem da informação nervosa
Por outro lado, a sinapse química é simples de compreender, a comunicação elétrica ocorre em sentido unidirecional, com o intuito de passar, quimicamente, uma informação de um neurônio chamado pré-sináptico para outro, denominado pós-sináptico.