A Teoria U, proposta por Scharmer (2010), entende que os homens devem rever a forma como os processos de mudança e aprendizagem organizacional relacionados ao futuro das organizações têm sido realizados, propondo uma imersão no self dos líderes, procurando desfazer pontos cegos associados aos seus modelos mentais e conduzindo a práticas de criação e evolução coletivas. Sobre os pressupostos da Teoria U, analise as asserções a seguir e marque a alternativa que apresenta a correta relação entre elas: I. Os resultados coletivos de uma organização podem ser ampliados consideravelmente, segundo a Teoria U, a partir de movimentos que visem à conscientização e à sensibilização dos membros de uma organização sobre a sua relação com as mudanças necessárias para o futuro. PORQUE II. A partir disso, as pessoas ficam abertas quanto aos aspectos cognitivos e emocionais, podendo, então, despertar sua vontade para pensar diferente, acompanhando tendências emergentes, prototipando coletivamente e transformando as ideias coletivas inovadoras em práticas presentes na sua nova performance. A. As asserções I e II são proposições falsas e sem complementação. B. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. C. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. D. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I. E. A asserção I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção
Respostas
De acordo com os conceitos sobre liderança, podemos concluit que a resposta correta é na letra D, ou seja, ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Da teoria U e a liderança
Considerando a aplicação prática da teoria U, cabe ao líder fazer uma reflexão voltada para seu interior, para identificar e compreender as razões pelas quais age e pensa de determinada maneira no ambiente profissional.
Com essa autoavaliação, seria possível evoluir pessoal e profissionalmente, quebrar preconceitos e abandonar antigas crenças limitadoras, bem como abrir novos horizontes e desenvolver novas ideias, gerando mudanças coletivas e colaborativas.
Sendo assim, podemos concluir a teoria U não tem foco nos processos e técnicas empresariais, mas sim nos líderes e colaboradores que compõem a organização, principalmente em seus aspectos psicológicos.
Saiba mais sobre liderança em: brainly.com.br/tarefa/45458451
#SPJ4