• Matéria: Geografia
  • Autor: natanmateusgr1043
  • Perguntado 3 anos atrás

Durkheim caracteriza o suicídio até então considerado objeto de estudo da epidemiologia

Respostas

respondido por: JLFagundez
0

Émile Durkheim está trabalhando no conceito de suicídio, pesquisando-o como um fato social, então a alternativa mais adequada é a letra B.

Durkheim

Durkheim entende que o suicídio não é algo isolado, não apenas uma condição médica ou mesmo uma predisposição individual, mas uma série de fatores coletivos.

Uma análise da crise financeira de 1930 mostra que essa ideia é bem fundamentada. Nessa época, com o país dividido e a população caindo na pobreza, o número de suicídios aumentou nos Estados Unidos.

Até hoje, Durkheim molda suas ideias sobre sociologia e espaço social, e sobre a relação entre indivíduos e mecanismos organizacionais.

Mais especificamente, Durkheim foi um pensador científico social que definiu os fatos sociais e como os indivíduos se envolvem em atividades coercitivas que os treinam para viver em grupos.

Complemento do enunciado:

Durkheim caracteriza o suicídio – até então considerado objeto de estudo da epidemiologia, da psicologia e da psiquiatria – como fato social e, por isso, dotado das características da coercitividade, da exterioridade, da generalidade. É tomado, pois, como objeto de estudo sociológico, em virtude do fato de:

Alternativas:

a) variar na razão inversa ao grau de integração dos grupos sociais de que faz parte o indivíduo, ou seja, quanto maior o grau de integração ao grupo social, mais elevada é a taxa de mortalidade-suicídio da sociedade.

b) ser possível observar uma certa predisposição social para fornecer determinado número de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência, a despeito de variações circunstanciais.

c) configurar-se como uma morte que resulta direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente de um ato executado pela própria vítima.

d) depender, exclusivamente, do temperamento do suicida, de seu caráter, de seu histórico familiar, de sua biografia, uma vez que não deixa de ser um ato do próprio indivíduo.

e) ser necessário uma ação exclusiva de fatores externos sobre o praticante do suicídio.​

Leia mais sobre Durkheim em: https://brainly.com.br/tarefa/756828

#SPJ4

Perguntas similares