No Brasil, a ideia da "Responsabilidade Social" ganhou força nos anos 90, no momento em que houve uma forte redução do papel do Estado, colocando-se a necessidade do setor empresarial colaborar para amenizar as questões sociais e melhorar sua imagem.
Neste contexto, qual a definição correta do conceito de responsabilidade social?
Escolha uma:
a.
São os investimentos econômicos e as alianças estratégicas estabelecidas para manutenção do lucro da empresa.
b.
São os investimentos sociais e as alianças estratégicas estabelecidas por empresas públicas, através de suas fundações.
c.
São os investimentos sociais e as alianças estratégicas estabelecidas por empresas privadas, através de empresas públicas.
d.
São os investimentos em filantropia empresarial pautadas no financiamento a fundo perdido ou doação.
e.
São os investimentos sociais e as alianças estratégicas estabelecidas por empresas privadas, através de suas fundações, em substituição às antigas formas de filantropia empresarial pautadas no financiamento a fundo perdido ou doação.
Respostas
Resposta: E.
São os investimentos sociais e as alianças estratégicas estabelecidas por empresas privadas, através de suas fundações, em substituição às antigas formas de filantropia empresarial pautadas no financiamento a fundo perdido ou doação.
Explicação: Com a globalização, as sociedades contemporâneas cada vez se preocupavam mais com a ética, meio ambiente, inclusão, diversidade e afins. Isso começou a afetar o mercado, de maneira a pressionar organizações a participarem do processo. Pode parecer pouco empresarial essa demanda, mas a partir do momento que se existe o consumo, o consumidor tem o direito de escolher a fonte a se consumir. Para além disso, as empresas começaram a adotar o papel de empresa cidadã. Assim como todo e qualquer cidadão as empresas ao adotarem o papel de empresas cidadãs, trouxeram na bagagem seus direitos e deveres. Ao adotar medidas mais éticas e comprometidas com a sociedade, assumiram o dever de devolver à população sua responsabilidade tanto legal, econômica, social.
A fundação do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) foi fundamental na década de 80 para que se intensificasse práticas e ações de responsabilidade social. Era uma "organização da cidadania ativa", como eles falam. Essa fundação não tinha fins lucrativos e foi fundada por exilados da ditadura militar no Brasil. Durante a redemocratização, ao retornarem ao Brasil, fundaram a Ibase. A fundação foi responsável por hospedar digitalmente um balanço social de diversas empresas. Alcançando datas de 1990 até quase 2010.