Segundo as observações realizadas por Paulo de Assunção (2012, p. 158):
“O espaço urbano estabelecido na América Portuguesa diferia daquele existente em outras cidades europeias e, por decorrência, causaram estranheza a alguns viajantes que, ao visitarem as terras brasileiras, se depararam com um plano urbanístico particular. Muitos viajantes, ao descreverem os locais visitados, ressaltaram que não havia nenhum rigor, nenhum método, nenhuma providência e que não preponderava era um abandono, um verdadeiro desleixo no estabelecimento das cidades [...]. Apesar da existência de legislação específica, recomendando que os dejetos não fossem lançados em locais públicos, o que se observava era que muitos moradores lançavam lixo, bem como animais mortos, em locais inadequados, fazendo que o mau cheiro poluísse os ares das vilas”. A partir da análise do cenário urbanístico colonial, podemos considerar que:
ASSUNÇÃO, Paulo de. História do Turismo no Brasil entre os séculos XVI e XIX: viagens, espaço e cultura. Barueri: Manole, 2012.
Alternativas
Alternativa 1:
as cidades da América Portuguesa eram precárias, sujas e mau iluminadas e os viajantes preferiam pernoitar em residências que ficavam na beira das estradas que ligavam os principais centros urbanos.
Alternativa 2:
as vilas mais importantes estavam localizadas na capitania de São Paulo, pois o cultivo de trigo, algodão e milho possibilitou o crescimento desta região e o enriquecimento da população paulista.
Alternativa 3:
o espaço urbano ficou marcado pela precariedade, pela desorganização e pela sujeira espalhada pelas ruas, onde era comum ver pessoas e animais transitando pelos mesmos espaços.
Alternativa 4:
tais características estão vinculadas à realidade das vilas coloniais dos séculos XVI e XVII, pois na era do ouro os espaços urbanos sofreram uma transformação drástica, onde a precariedade cedeu espaço para a modernização.
Alternativa 5:
estas reflexões pontuadas por Assunção (2012) são das vilas coloniais das regiões centro-oeste e nordeste, ou seja, de locais mais afastados dos principais polos econômicos da América Portuguesa.
Respostas
respondido por:
6
Resposta: Alternativa A
respondido por:
1
Resposta: Alternativa 3: o espaço urbano ficou marcado pela precariedade, pela desorganização e pela sujeira espalhada pelas ruas, onde era comum ver pessoas e animais transitando pelos mesmos espaços.
Explicação: pág 222 livro Unicesumar
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
4️⃣2️⃣9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣
TRABALHO COM GARANTIA DE NOTA
ATIVIDADES
MAPAS
4️⃣2️⃣9️⃣8️⃣8️⃣1️⃣7️⃣8️⃣2️⃣7️⃣9️⃣