"A fisioterapia respiratória em neonatos se baseia nas alterações de fluxos de ar nas vias aéreas. O trabalho da musculatura do tórax produz variações nos diâmetros internos que exercem influência direta sobre a pressão intratorácica e interfere na pressão alveolar e nos fluxos de ar. Como o RN possui um padrão respiratório arrítmico, pode ocorrer uma insuflação pulmonar pequena e os alvéolos proximais são ventilados primeiro, enquanto que, se o RN fizer uma inspiração profunda os alvéolos distais são ventilados permitindo uma melhor distribuição do gás inspirado. Por estes fatores, as técnicas de fisioterapia respiratória em neonatos alteram os fluxos pulmonares promovendo maior aeração das vias distais e melhor distribuição do fluxo aéreo. " CARR, A. M. G. , Fisioterapia na Saúde do Neonato. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. , 2018. De acordo com as técnicas de desobstrução das vias aéreas (vibrocompressão), avalie as afirmativas a seguir: I. Promovem a remoção de secreções em vias aéreas com o benefício de melhorar a saturação de oxigênio de crianças com insuficiência respiratória aguda ou crônica. II. Diminui o volume corrente (ar que é inspirado e expirado em uma respiração de repouso). III. São realizadas vibrações da mão do fisioterapeuta sobre o tórax do bebê, promovendo uma movimentação das vias distais e eliminação e descolamento de secreção. IV. Tem como contra-indicações recém nascidos de extremo baixo peso por seus efeitos adversos de aumento da frequência respiratória (FR) e redução do tempo expiratório. É correto o que se afirma em: Escolha uma: a. II e III, apenas. B. II, III e IV, apenas. C. I, III e IV, apenas. D. I, II e III, apenas. E. III e IV, apenas
Respostas
Podemos considerar diante da fisioterapia respiratória em neonatal, mais especificamente da técnica de vibrocompressão, que as asserções I, III e IV apresentam-se proposições verdadeiras.
Portanto, o gabarito é a alternativa C.
Caracterizando a fisioterapia respiratória neonatal
Vale destacarmos que a técnica de vibrocompressão, atualmente, não é considerada a melhor opção para a realização nos neonatos, visto que desencadeia oscilações no fluxo, podendo gerar lesões cerebrais, além de apresentar diversas contra indicações nestes pequeninos.
Sabemos a ciência vem evoluindo e trazendo diversas inovações, por isso podemos considerar que as técnicas ideais para os neonatos (pré-termo e pós-termo), quando realizadas de modo adaptado, são:
- Aceleração do fluxo expiratório lento e rápido (AFE);
- Desobstrução rinofaringea retrógrada (DRR)
- Expiração lenta e prolongada da expiração (ELPr);
- Reeducação toracoabdominal (RTA);
- Drenagem autógena assistida (DAA).
Entenda mais sobre drenagem autógena assistida aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/22199634
#SPJ4
88**9**93**76**82**55**.,,,,,.....,,.