"A história do imigrante talvez seja um dos melhores relatos do choque entre o público e o privado, sobretudo se voltarmos nosso foco para os grandes movimentos populacionais ocorridos entre 1830 e 1930, que caracterizaram a Europa expulsora, de um lado, e a América ávida por povoadores, de outro" (ALVIM, Zuleika. Imigrantes: a vida provada dos pobres do campo. In: NOVAIS, Fernando. História da vida privada no Brasil. Vol. : III. 2004, p. 216). O fragmento acima sinaliza que o movimento migratório do século XIX e início do século XX representam movimento articulado entre Europa e América. A chegada desses novos grupos aparece ao mesmo tempo em que se consolidam processos de independência iniciados no século XVIII, sobre essa relação podemos afirmar. Ao processo de consolidar Estados Nação nas Américas em que o valor e o reconhecimento em especial de imigrantes europeus era visto de bom grado. À expansão do industriaimigrantes lismo europeu que passou a buscar novas fronteiras nas Américas, por meio de filiais, gerando novos colonialismo e trazendo revoltas contra os tidos como invasores. À acomodação política das novas nações centralizadas americanas, que passaram a expulsar aqueles contrários aos Estados recém criados, geraram uma mobilização de migrantes dentro das américas. À severa perseguição na Europa das minorias católicas, que encontraram refúgio nas Américas. À liberação de um excedente de mão-de-obra que a industrialização tardia de países como Itália e Alemanha não tinham como absorver mão de obras, gerou a expulsão de população e a independência americana liderada por esses grupos
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca do processo migratório europeu no século XIX, podemos afirmar que a resposta correta está na letra A.
Sobre o processo migratório europeu no século XIX
Os séculos XIX e XX foram marcados pelo acelerado aumento da população mundial e, na Europa, esse crescimento foi ainda maior devido a fatores como: melhores condições climáticas, boas condições de higiene, distribuição de renda e à vacinação, especialmente contra a varíola, são alguns exemplos.
Assim, com o aumento demográfico na Europa, houve o aumento do desemprego, pois a população não parava de aumentar e a oferta de mão-de-obra passou a ser superior à quantidade de vagas de trabalho. Isso desencadeou um conjunto de crises econômicas e políticas, principalmente na segunda metade do século XIX, o que, o que intensificou o movimento migratório da população excedente da Europa, que partiu, em especial, para as Américas do Norte e Latina.
Tais movimentos, apesar de gerarem o aumento populacional nas Américas, o fez de maneira pouco uniforme, já que o alto índice populacional de algumas áreas contrastava com áreas quase despovoadas, como ocorria nos interiores e áreas rurais.
No que tange ao caso em tela, podemos notar que o fragmento do texto apresentado no enunciado demonstra que as migrações entre os países europeus e das Américas foram proporcionais à independência de alguns estados americanos.
Saiba mais sobre o processo migratório europeu no século XIX em: brainly.com.br/tarefa/11249891
#SPJ4