"Assim como o Direito Romano, enquanto construção histórica o Direito Canônico está enraizado no sistema jurídico contemporâneo. De perseguidos pelo Império Romano desde os seus primórdios, passando pelo espraiamento de sua doutrina em Roma e nas demais cidades que pertenciam ao Império Romano, e mais à frente com a adesão à doutrina cristã por Helena, mãe do imperador Constantino (311 d. C. ), que proibiu a perseguição aos cristãos, culmina no Governo de Teodósio, que em 385 d. C. Elevou o cristianismo à religião oficial do Império. " MERGULHÃO, Danilo Rafael da Silva. Contratos Interempresariais de Seguro: A Boa-Fé Objetiva como Limitador da Autonomia da Vontade das Partes. Curitiba: Juruá, 2018, pág. 59. Tomando como referência a Idade Média, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) O conceito de que a Idade Média é tida como uma idade das trevas está sendo revista. ( ) O surgimento das universidades no ocidente que são modelos para nosso atual programa de ensino superior deu-se na Idade Média. ( ) Podemos dizer que do ponto de vista de compilação de documentos jurídicos Graciano foi o principal expoente da Idade Média. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Escolha uma: a. V - V - V b. F - F - F c. V - F - F d. V - V - F e. V - F - V
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca da Idade Média, podemos afirmar que a resposta correta está na letra B, ou seja, todas as assertivas são falsas.
Sobre a Idade Média
Ocorrida na Europa no período entre os séculos V e XV, a Idade Média teve seu início marcado pela queda do Império Romano (476 d.C.) e seu fim pela tomada de Constantinopla (Império Bizantino) pelos turcos-otomanos (1453), iniciando a transição para a Idade Moderna.
Os historiadores dividem a Idade Média em Alta e Baixa. Assim, temos:
- Alta Idade Média - Dos séculos V ao X. Marcada pela consolidação do feudalismo na Europa Ocidental. Enquanto, no Oriente, o período foi marcado pelos impérios Bizantino e Árabe;
- Baixa Idade Média - Dos séculos XI ao XV (fim do período medieval). Após atingir o ápice, o feudalismo entra em decadência e as mudanças culminam em sua substituição, na Idade Moderna, pelas monarquias e pelo sistema mercantilista.
Apesar da denominação de Idade das Trevas, recebida durante o Renascimento (século XVI) a Idade Média deu origem a grandes e importantes avanços, por exemplo, em relação à produção agrícola, eis que naquele período foram desenvolvidos os moinhos, a charrua (uma espécie de arado mais eficiente) e técnicas de adubamento.
Em relação ao avanço na área de educação, foi na Idade Média que as universidades começaram a surgir na Europa e, além disso, vieram influentes filósofos, como Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
No campo cultural, houve o desenvolvimento de movimentos artísticos, como o gótico e houve ainda a preservação da cultura greco-romana.
Saiba mais sobre Idade Média em: brainly.com.br/tarefa/15652163
#SPJ4