"Com o lema: 'Moçambique: O país do Pandza', a Associação dos Estudantes Moçambicanos na Unilab [. ] promove, de 25 a 27 de junho [de 2018], a Semana de Moçambique, repleta de atividades [. ]. As atividades têm como foco a celebração dos 43 anos da Independência [de Moçambique), sendo um mergulho na riqueza das tradições socioculturais, da literatura e da história moçambicanas, com toda sua beleza e diversidade. " A notícia acima trata das festividades da independência de Moçambique. Explique como foi o processo de independência das colônias africanas e relacione-o com o contexto mundial do período. Resposta do estudante Moçambique comemora 43 anos de Independência. Unilab, 19 jun. 2018. Disponível em:
Respostas
Muitas colônias africana se tornaram independentes no contexto do pós segunda Guerra mundial quando os países europeus estavam enfraquecidos e os movimentos nacionalistas e separatistas ganharam força.
A Independência das colônias africanas
Após a segunda guerra mundial as grandes nações colonialistas europeias estavam enfraquecidas tanto economicamente quanto militarmente, e foi nesse momento que os movimentos separatistas e nacionalistas surgiram nas colônias africanas.
No caso de Moçambique o país era uma colônia portuguesa mas os movimentos pró independência começaram quando Portugal mudou suas políticas colonialistas e começaram a tirar mais direitos da população negra.
As batalhas entre os exércitos pró independência e as forcas colonialistas duraram por 10 anos e em 25 de junho de 1975 foi declarada a independência de Moçambique.
Saiba mais sobre as colônias africanas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53972641
#SPJ4