"O uso profilático rotineiro de antibióticos, quando são realizados procedimentos odontológicos invasivos, deve ser avaliado nas seguintes situações: pacientes com defesa imunológica prejudicada por doenças (diabetes melito não controlada, AIDS, doenças autoimunes, por exemplo) ou drogas (corticoides, imunossupressoras), indivíduos nos quais a bacteremia poderia resultar em sérias consequências (endocardite bacteriana ou sepse). " A droga de escolha para a antibioticoterapia profilática é a ______________________, na dose de 50mg/kg, _____________________ antes do procedimento. Assinale a alternativa que contém os termos que completam corretamente as lacunas. Escolha uma: a. AZITROMICINA - MEIA HORA b. METRONIDAZOL - UMA HORA c. AMOXICILINA - UMA HORA d. AMOXICILINA - UMA DIA e. AZITROMICINA - QUATRO HORAS
Respostas
Resposta: LETRA C
Explicação:
Amoxicilina uma hora antes do procedimento, possui ótima absorção gastrointestinal.
Em relação a droga de escolha para a antibioticoterapia profilática, os termos que completam corretamente as lacunas são AMOXICILINA - UMA HORA, alternativa C.
Antibioticoterapia profilática
A antibioticoterapia profilática é definida como o uso de antibióticos para prevenir infecções no sítio cirúrgico. A profilaxia tornou-se o padrão de atendimento para cirurgia contaminada e limpa contaminada e para cirurgia envolvendo a inserção de dispositivos artificiais.
O antibiótico selecionado deve abranger apenas os patógenos prováveis. Deve ser dado na hora certa. Para a maioria dos antibióticos parenterais, isso geralmente ocorre na indução da anestesia. Uma única dose de antibiótico geralmente é suficiente se a duração da cirurgia for de quatro horas ou menos. O uso inadequado de antibióticos para profilaxia cirúrgica aumenta tanto o custo quanto a pressão seletiva que favorece o surgimento de bactérias resistentes.
Mais sobre antibióticos em:
https://brainly.com.br/tarefa/15801464
#SPJ4
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.,,,