Respostas
Resposta:
O primeiro grande desafio do produtor rural é quantitativo. A redução do número de pessoas envolvidas com as atividades rurais evidencia o quão difícil está encontrar trabalhadores para a lida no campo. O êxodo rural tem íntima relação com os episódios de desenvolvimento industrial na humanidade e, hoje em dia, o advento da tecnologia é a faca de dois gumes do agronegócio.
A mecanização da cadeia produtiva agroindustrial reduziu, consideravelmente, a necessidade de mão de obra nas propriedades. O trabalho braçal que antes exigia homens para ser realizado, hoje é executado com maior precisão e velocidade por máquinas e equipamentos automatizados. A tecnologia é justamente o que impulsiona o agronegócio e faz os números de produção atingirem marcas cada vez maiores entre uma safra e outra ou entre um lote e outro.
A migração das famílias para os grandes centros urbanos também se deve ao fato de que o trabalho formal não está entre as prioridades no campo. A maioria dos trabalhadores encara a lida rural como temporária e não como uma possibilidade de crescimento e estabilidade na vida.
Em busca de melhor remuneração e melhores condições de saúde e educação, o êxodo rural gera problemas sociais nas grandes cidades e destaca a carência de recursos habitacionais no interior. E a falta de mão de obra qualificada é uma das principais contestações dos empresários rurais.
Explicação:
Espero que tenha ajudado :)