proposta de progressão das aprendizagens no Ensino Médio prevê o aprofundamento na pesquisa e no desenvolvimento de processos de criação autorais nas linguagens das artes visuais, do audiovisual, da dança, do teatro, das artes circenses e da música. Além de propor que os estudantes explorem, de maneira específica, cada uma dessas linguagens, as competências e habilidades definidas preveem a exploração das possíveis conexões e intersecções entre essas linguagens, de modo a considerar as novas tecnologias, como internet e multimídia, e seus espaços de compartilhamento e convívio. Um ambiente propício para o engajamento dos estudantes em processos criativos deve permitir a incorporação de estudos, pesquisas e referências estéticas, poéticas, sociais, culturais e políticas para a criação de projetos artísticos individuais, coletivos e colaborativos, capazes de gerar processos de transformação, crescimento e reelaboração de poéticas individuais e coletivas. Além disso, possibilita a constituição de um espaço em que as pessoas sejam respeitadas em seus modos de ser e pertencer culturalmente, e estimuladas a compreender e acolher as diferenças e a pluralidade de formas de existência. Esses processos podem emergir de temas norteadores, interesses e inquietações, e ter, como referência, manifestações populares, tradicionais, modernas, urbanas e contemporâneas. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. A proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de linguagens e suas Tecnologias prevê o trabalho com as múltiplas linguagens de modo a despertar tanto o senso estético como o senso crítico dos estudantes. Neste contexto, o trabalho com as literaturas assume um papel fundamental nas aulas de língua portuguesa, visto que os textos literários possibilitam a reflexão não apenas sobre os aspectos artísticos inerentes aos movimentos literários, mas também a relação das produções com o momento histórico, os discursos presentes nas textualidades, além da análise da língua portuguesa. Pensando nisso, selecione um autor e uma de suas obras de um dos movimentos literários estudados no Ensino Médio (Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo ou Literatura Contemporânea) e, em um texto expositivo-descritivo entre 15 e 25 linhas, discorra sobre uma possível abordagem desse recurso em uma turma do Ensino Médio em que sejam trabalhados os aspetos a seguir: a) Ao menos 01 (um) elemento da estética do movimento literário ao qual o texto selecionado pertence; b) Ao menos 01 (um) elemento histórico que pode ser explorado na discussão em sala de aula; c) Ao menos 01 (um) aspecto linguístico a ser estudado a partir da obra selecionada.
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖
Respostas
Resposta:Um dos autores trabalhados no ensino médio é Machado de Assis que está dentro do realismo. sendo esse, um movimento literário que explora a realidade social de um modo único, sem revelar idealizações, como no romantismo. Machado é um dos autores mais estudados dessa época, que com sua obra, Braz Cubas, marcou o início dessa era literária realista.
Trabalhar com os livros de Machado de Assis demanda planejamento, por parte do professor, a fim de motivar os alunos a aprofundar suas buscas sobre as histórias apresentadas pelo autor e investigar mais sobre o período ou corrente histórica.
Dentro dessa conjuntura Machadiana podemos comentar, por exemplo, sobre o livro, Dom Casmurro. Uma obra literária em que podemos observar vários aspectos e elementos dessa corrente literária estudada com bastante ênfase no ensino médio: o realismo. Vemos então: elementos estéticos, que é a forma que o autor apresenta a história e o suspense que fica ao final da mesma. e se consegue identificar o olhar do narrador e tentar se posicionar no lugar do mesmo e também dos personagens;
Os elementos históricos que correspondem as diferenças sociais ,e são explorados no texto, os costumes da época, a relação com a igreja que ainda era parte importante daquela sociedade, as questões relacionadas à escravidão;
E por último, temos os elementos linguísticos, a linguagem utilizada, que na época era a dos escravos, a questão que envolve os estudos e, olhar o português da época e o de hoje, e poder ver quão diferente é o da atualidade.
Outra coisa também a observar são as metodologias utilizadas na hora de trabalhar que fazem toda a diferença. Às vezes num primeiro momento os textos podem parecer desinteressantes, mas podem tomar um norte bem significaticavo derivando muitas discussões e análises se for bem trabalhado.
NÚMERO: PARA ENVIAR O TRABALHO ➖➖➖➖➖****
➖ 6️⃣*1️⃣ ** 9️⃣ 9️⃣ 9️⃣ 5️⃣ 8️⃣ ** 5️⃣ 7️⃣ 9️⃣ 2️⃣
➖ - ➖ - ➖ - ➖-➖ - .➖ - ➖