Você acaba de ser contratado como gerente geral de uma grande confecção. A fábrica possui boas instalações e o quadro funcional é composto por um considerável número de empregados, que desempenham diferentes funções como corte, costura, acabamentos, entre outros.
Os resultados atualmente obtidos pela empresa são positivos, mas os proprietários acreditam que os resultados poderiam ser melhores e atribuem essa limitação à capacidade e ao empenho de seus empregados. Em função disso, os proprietários já cogitaram alternativas, tais como:
• aumento das bonificações por produtividade;
• implantação de programas de participação nos resultados, ou até mesmo
• substituição completa do quadro.
Porém, nenhuma dessas alternativas se mostrou financeiramente possível, pois os resultados atuais impedem a empresa de suportar novos custos ou investimentos.
Esse foi o motivo da sua contratação: você precisa encontrar outras alternativas capazes de melhorar o desempenho dos funcionários e assim ampliar os resultados da empresa. Seu primeiro passo foi realizar uma avaliação dos funcionários, para que pudesse a partir daí pensar e propor alternativas. Você percebeu que os colaboradores, independentemente de suas funções, se dividem basicamente em dois tipos:
• alguns são muito competentes tecnicamente, mas apresentam comportamentos e atitudes que limitam suas capacidades;
• outros demonstram interesse e disposição, mas são limitados tecnicamente.
Frente a esse cenário, o que você pretende fazer e que efeitos almeja promover?
Respostas
Resposta:
Sua sugestão será o estabelecimento de um programa de treinamento e desenvolvimento baseado na técnica dos jogos, despertando nas pessoas a vontade de aprender e se desenvolver.Por meio desse programa, será promovido o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, permitindo a complementação dos perfis atualmente apresentados:• para aqueles que são competentes tecnicamente, mas cujo comportamento é inadequado, o foco será o desenvolvimento das competências comportamentais;• para aqueles que são interessados e dispostos, mas limitados tecnicamente, o foco será o desenvolvimento das competências técnicas.Os jogos promovem um ambiente estimulante, no qual são simuladas situações semelhantes ao cotidiano e onde as pessoas são convidadas a desempenhar atividades de gestão, traçando estratégias e tomando decisões na busca pela realização de objetivos.Assim, elas têm a oportunidade de perceber o impacto de suas ações, aprendendo novas formas de pensar e agir, o que favorece o aprendizado, desperta o interesse e modifica comportamentos e atitudes das pessoas.Além disso, os funcionários percebem a conexão entre os resultados individuais e os coletivos, assim como a importância de que estejam conectados aos objetivos da organização. Desse modo, será possível tornar os funcionários realmente competentes, possuindo conhecimentos, habilidades e atitudes adequados às suas funções e alinhados aos objetivos da empresa, o que permite o desenvolvimento das competências organizacionais necessárias para o alcance de bons resultados.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Sua sugestão será o estabelecimento de um programa de treinamento e desenvolvimento baseado na técnica dos jogos, despertando nas pessoas a vontade de aprender e se desenvolver.
Por meio desse programa, será promovido o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, permitindo a complementação dos perfis atualmente apresentados:
• para aqueles que são competentes tecnicamente, mas cujo comportamento é inadequado, o foco será o desenvolvimento das competências comportamentais;
• para aqueles que são interessados e dispostos, mas limitados tecnicamente, o foco será o desenvolvimento das competências técnicas.
Os jogos promovem um ambiente estimulante, no qual são simuladas situações semelhantes ao cotidiano e onde as pessoas são convidadas a desempenhar atividades de gestão, traçando estratégias e tomando decisões na busca pela realização de objetivos.
Assim, elas têm a oportunidade de perceber o impacto de suas ações, aprendendo novas formas de pensar e agir, o que favorece o aprendizado, desperta o interesse e modifica comportamentos e atitudes das pessoas.
Além disso, os funcionários percebem a conexão entre os resultados individuais e os coletivos, assim como a importância de que estejam conectados aos objetivos da organização. Desse modo, será possível tornar os funcionários realmente competentes, possuindo conhecimentos, habilidades e atitudes adequados às suas funções e alinhados aos objetivos da empresa, o que permite o desenvolvimento das competências organizacionais necessárias para o alcance de bons resultados.
Explicação: