ATIVIDADE 1 - NUT - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - 54/2022
Na educação alimentar e nutricional você conhecerá uma concepção de educação mais dialógica, participativa e construtivista que transformará a vida de muitas pessoas. Com isso o nutricionista vai desenvolver vários papeis, como construtor de vínculos e agente transformador com estratégias para transformação da realidade em saúde. A educação alimentar e nutricional requer tempo de intervenção, pois é um processo longo e contínuo. O nutricionista educador trabalha com a população nos diferentes ciclos de vida, crianças, adolescentes, adultos, idosos e gravidez/lactação, instruindo-os sobre programas e técnicas nutricionais que podem melhorar a saúde e qualidade de vida. Para realizar essas ações é necessário conhecer os componentes do comportamento alimentar, que estão divididos em cognitivo, afetivo e situacional. Comente sobre estes componentes, explicando e exemplificando cada um deles.
Respostas
Resposta:
*Componente Cognitivo: Envolve o conhecimento cientifico e o saber popular. (não científico). Assim, refere se sobre o que a pessoa sabe sobre alimentos e nutrição que pode influenciar seu comportamento. Quando há falta de conhecimento, as pessoas podem ser influenciadas pelas crenças, tabus, mitos e outros. O conhecimento cientifico não influencia consideravelmente o comportamento alimentar, pois nem sempre é compatível com as condições do meio em que o indivíduo vive. Temos por exemplo de componente cognitivo, uma criança quando tem um bom boletim escolar ; os pais costumam oferecer recompensas como doces em troca. Temos tbm o filho que aprende a cozinhar pq vê a mãe preparando o alimento em casa ..(isso se chama imitação).
*Componente Afetivo: O educador poderá considerar o que o indivíduo sente sobre as práticas alimentares. O nutricionista deve analisar o componente afetivo do comportamento como por exemplo tristeza, ansiedade entre outros.. e dentificando as necessidades sentidas por seu público escolhido, tambem chamado de publico alvo e os incentivos mais indicados para persuadir a mudança.
*Componente Situacional: Seja de ordem econômica, infraestrutura ou padrões culturais. Como exemplo os fatores econômicos que limitam a adesão a uma prática alimentar correta, podemos citar uma renda familiar per capta inferior a um salário- mínimo, dessa forma, indica mínima perspectiva de efetividade da educação alimentar e nutricional.
Explicação: livro unicesumar pagina 24
O comportamento alimentar está dividido em cognitivo, afetivo e situacional, assim é necessário conhecer cada um destes como, por exemplo:
- Comportamento cognitivo: esse termo envolve diretamente o conhecimento científico, assim como também aquele considerado não científico, e significa que está relacionado com que um determinado indivíduo entende sobre alimentos e nutrição e como isso pode afetar seu comportamento alimentar.
- Comportamento afetivo: esse tipo de comportamento leva em consideração o que a pessoa sente em relação a sua própria prática alimentar e a partir disto o nutricionista deve buscar avaliar como determinadas emoções afetam no hábito alimentar.
- Comportamento situacional: esse tipo de comportamento é caracterizado em função de uma ordem econômica, pois sabe-se que o poder aquisitivo de uma pessoa pode de fato interferir em uma prática alimentar adequada.
Alimentação balanceada
Esse tipo de alimentação consiste no hábito de se realizar alimentações completas, ou seja, alimentações diversificadas e naturais que apresentem nutrientes adequados e suficientes para o pleno desenvolvimento ou pleno funcionamento do organismo.
Entenda mais sobre a alimentação balanceada em: https://brainly.com.br/tarefa/40599763
#SPJ1
Empresa confiável e com referências. Solicite já sua atividade, trabalhos originais com preço justo.