a ação queratolítica ocorre quando um princípio ativo causa o amolecimento da ceratina, esta se desprende, se solta da pele, este processo também é chamado de esfoliação. este procedimento é realizando na face, corpo e pés, quando se deseja uma maior uniformidade da pele e maior permeação dos cosméticos que serão aplicados após a esfoliação.
Respostas
Resposta:
Explicação: São os chamados ativos queratolíticos. Esse tipo de substância é conhecida como esfoliante ou descamante. Os queratolíticos atuam sobre a queratina da pele, eles têm a capacidade de diminuir a coesão dos corneócitos proporcionando uma descamação e dissolução da camada córnea, reduzindo assim sua espessura e estimulando a regeneração epidermal através da esfoliação. Produtos queratolíticos são usados para tratamento de lesões cutâneas em que a epiderme produz pele em excesso, como no caso de verrugas, acnes, calos e cicatrizes.
Dependendo da concentração utilizada, esses ativos podem apresentar diferentes ações na pele. Alguns queratolíticos quando usados em concentrações menores podem apresentar a função de queratoplásticos. Os queratoplásticos têm como característica o estímulo da queratinização epidermal, eles auxiliam na mitose e na atividade celular promovendo a renovação e regeneração da camada córnea.
Ativos queratolíticos são usados em diferentes concentrações, sendo encontrados em produtos cosméticos, para prevenção de rugas e sinais de idade, para uniformizar a pele e poros; em medicamentos, para tratamento de acnes, verrugas e doenças cutâneas; e em concentrações mais altas nos peelings químicos, para tratamentos mais invasivos e profundos.
Alguns ativos queratolíticos
Ácido Glicólico (Glycolic Acid)
Ácido Lático (Lactic Acid)
Ácido Málico (Malic Acid)
Ácido Tartárico (Tartaric Acid)
Ácido Salicílico (Salicylic Acid)
Ácido Retinóico (Retinoic Acid)
Retinol
Peróxido de Benzoila (Benzoyl Peroxide)
Ureia (Urea)