• Matéria: Saúde
  • Autor: ciceroananias32
  • Perguntado 3 anos atrás

O geoprocessamento constitui importante ferramenta do processo de trabalho no cenário da Atenção Primária à Saúde (APS), apesar disso, muitos desafios podem ser transpostos à sua efetivação. Sobre esse contexto está incorreto o que se afirma em:


macenasantos06: Faço atividades acadêmicas e também do novo curso SAÚDE COM AGENTE (71) 99641183

Respostas

respondido por: mmnestudante
38

Resposta:

Letra E

Explicação:

Corrigido pelo AVA


andreiaitauba2014: A resposta correta e letra E
jessicagoncalves0904: Resposta certa e
respondido por: ednetmello
5

A alternativa incorreta é a letra E. O geoprocessamento é uma ferramenta que contribui no mapeamento de doenças em um determinado território, sendo considerada uma ferramenta fundamental para auxiliar e contribuir com o trabalho da equipe da Atenção Primária à Saúde.

Uso de geoprocessamento na saúde

O uso de geoprocessamento na promoção da saúde é muito importante, visto que, é uma ferramenta que consegue mapear áreas e coletar dados, tanto quanto, gerar relatórios em relação a uma determinada área geográfica.

Desse modo, essa ferramenta agiliza o trabalho dos profissionais de saúde no mapeamento de doenças, para que essa equipe consiga desenvolver estratégias e ações de promoção a saúde.

Complemento da pergunta:

a) Para a execução do geoprocessamento, é necessário estudar o território, as características biológicas, culturais e econômicas da população, compreender a organização social, as desigualdades de distribuição de renda, a concentração residencial da pobreza, as variações urbanas e rurais das condições de saúde, as singularidades culturais e religiosas.

b) A execução do geoprocessamento demanda tempo, recursos humanos e a colaboração dos povos; requisitos tantas vezes indisponíveis na dinâmica dos serviços de saúde.

c) Quando o profissional de saúde consegue transpor as dificuldades do geoprocessamento abrem-se possibilidades para a elucidação das questões de saúde, ambiente, cultura, economia; questão social e outros.

d) O Brasil enfrenta dificuldades para a implementação do geoprocessamento, por exemplo, pouco se sabe sobre a distribuição espacial das doenças endêmicas em áreas urbanas.

e) A equipe de saúde atuante no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) não precisa preocupar-se em transpor as dificuldades do geoprocessamento em saúde, considerando que essa ferramenta não constitui prioridade do processo de trabalho desses profissionais.

Saiba mais sobre Atenção Primária à Saúde em:

https://brainly.com.br/tarefa/51507341

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares