Pelas estimativas da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), existem cerca de 3.900 comunidades quilombolas em todo o Brasil, compostas por 325 mil famílias, em uma razão de pouco mais de 80 famílias por comunidade. Mas o número de comunidades registradas nas atuais políticas públicas, estabelecido por meio do processo de certificação da Fundação Cultural Palmares, é de 1.739 quilombolas. Analise as alternativas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta. I. Os quilombolas, distribuídos por todo território nacional, ainda vivem em comunidades formadas por forte vínculo de parentesco, mantendo vivas as tradições culturais e religiosas. II. Os membros das comunidades, na maioria, sobrevivem da agricultura de subsistência e dependem de programas de transferência de renda dos governos. III. Os quilombolas tiveram seus direitos reconhecidos oficialmente em 1988, com a afirmação de seus direitos territoriais, por meio do Artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição (ADCT). IV. Em 2008, o Ministério da Saúde publicou a Portaria de nº 90, que confere repasse de recursos federais a municípios que implantem equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal para comunidades quilombolas em seus territórios. a. Somente a alternativa IV está incorreta b. Somente as alternativas I e IV estão incorretas c. Todas as alternativas estão incorretas d. Somente as alternativas II e III estão incorretas e. Todas as alternativas estão corretas
Respostas
Resposta: todas as alternativas estao corretas
Explicação:
De acordo com as estimativas da SEPPIR, em relação às comunidades quilombolas no Brasil, é correto o que se apresenta em todas as alternativas, sendo assim, alternativa E.
Comunidades Quilombolas
Os quilombolas são pessoas que moram em comunidades rurais que foram formadas a partir da fuga de escravos durante o período colonial. Essas comunidades são chamadas de quilombos. A SEPPIR reconhece o direito das pessoas que vivem nesses quilombos às suas terras tradicionais e às suas formas de vida. A SEPPIR também trabalha para garantir que essas pessoas tenham acesso a serviços públicos, como educação e saúde, e para protegê-las contra a violência e a discriminação.
A SEPPIR reconhece os quilombolas como sujeitos de direitos, com direito à terra, à educação, à saúde e à cultura. A SEPPIR também tem como objetivo fomentar a criação e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população negra, além de incentivar a participação da população negra nos processos decisórios do país.
Veja mais sobre os "Quilombolas" em: https://brainly.com.br/tarefa/36640005
#SPJ1