• Matéria: Filosofia
  • Autor: detcho
  • Perguntado 2 anos atrás

É na escola que a criança realiza o primeiro contato com o mundo fora do seu ambiente familiar. Ela é a instituição que se insere entre o domínio privado do lar e o mundo, de forma a tornar possível essa transição. Não é a família, mas o Estado, ou seja, o mundo público, que impõe a escolaridade à criança. Desse modo, a escola representa, de certa forma, o mundo, no qual os adultos são responsáveis pela criança. A sua responsabilidade, porém, não consiste tanto em zelar para que a criança cresça em boas condições, mas em assegurar aquilo que, normalmente, designa-se por livre desenvolvimento das suas qualidades e características. Do ponto de vista geral e essencial, é essa a qualidade única que distingue cada ser humano de todos os outros, qualidade essa que faz com que ele não seja, apenas, mais um estrangeiro no mundo, mas alguém que nunca antes tinha existido.
(ARENDT, H. A crise na educação: entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972).

Sobre o texto é correto dizer que:

Alternativas
Alternativa 1:
A aplicação à educação dessa ideia é substituir, tanto quanto possível, o aprender pelo fazer

Alternativa 2:
Hannah Arendt analisa com profunidade os pilares da educação desenvolvidos pelo relatório Delors.

Alternativa 3:
Arendt reconheceu de perto o relatório Delors, pois esteve presente, historicamente falando, na criação do mesmo.

Alternativa 4:
A escola é o lugar que possibilita a libertação das amarras que prendem os indivíduos ao estado de ignorância e alienação.

Alternativa 5:
A principal crítica apresentada por Arendt se apresenta sobre as teorias antigas da aprendizagem, que permitiram à pedagogia e às escolas desempenharem uma grave crise da educação.

Respostas

respondido por: thiagofontesoliveira
1

Resposta:

Eu acredito ser a alternativa 4!

Explicação:

Bons estudos.

Perguntas similares