• Matéria: História
  • Autor: milenegabriela45
  • Perguntado 3 anos atrás

A amebíase é a terceira maior causa de mortalidade entre as protozooses humanas, ficando atrás somente da doença de Chagas e da malária. Além disso, a doença é responsável por prolongados períodos de incapacidade das pessoas atingidas requerendo assistência médica e mesmo hospitalização, razão pela qual constitui importante problema médico e de saúde pública. Leia as afirmativas a seguir: I. Os cistos resistem a ação dos sucos digestivos e eclodem no íleo terminal ou no cólon. O ciclo patogênico se dá com a multiplicação dos trofozoítas na parede intestinal onde se alimentam de hemácias e restos celulares, causando necroses, e podendo haver eventual propagação da infecção para o fígado, pulmões ou outros órgãos. III. Tanto E. Histolytica quanto E. Nana são amebas patogênicas. Está correto o que se afirma em: (Ref. : 202106651670) I e III. III. I. I e II. II

Respostas

respondido por: belindalcd
0

Sobre a amebíase, é correto o que se afirma em I, II, IV e V.

O que é amebíase?

A amebíase é uma doença intestinal (intestinal) causada por um parasita microscópico (minúsculo) chamado Entamoeba histolytica, que se espalha pelas fezes humanas. Muitas vezes não há sintomas, mas às vezes causa diarréia, náusea (uma sensação de mal-estar no estômago) e perda de peso.

O parasita vive apenas em humanos e é eliminado nas fezes de uma pessoa infectada. Uma pessoa contrai amebíase ao colocar qualquer coisa na boca que tenha tocado nas fezes infectadas ou ao comer ou beber alimentos ou água contaminados com o parasita. Também pode ser transmitida sexualmente por contato oral-anal. Algumas pessoas com amebíase podem carregar o parasita por semanas há anos, muitas vezes sem sintomas, passando-o continuamente nas fezes.

Sabendo disso, pode-se concluir que:

  • V está incorreta porque E. dispar não é patogênica.

Completando a questão, temos que:

Alternativas:

"I. os cistos resistem a ação dos sucos digestivos e eclodem no íleo terminal ou no cólon.

II. o ciclo patogênico se dá com a multiplicação dos trofozoítas na parede intestinal onde se alimentam de hemácias e restos celulares, causando necroses, e podendo haver eventual propagação da infecção para o fígado, pulmões ou outros órgãos.

III. histolytica devem ser ingeridos por um indivíduo suscetível.

IV. o ciclo não-patogênico se dá na luz do intestino, onde há produção de cistos que são expulsos com as fezes.

V. tanto E. histolytica quanto E. dispar são amebas patogênicas."

Mais sobre amebíase em:

https://brainly.com.br/tarefa/10381268

#SPJ4

Perguntas similares