• Matéria: Biologia
  • Autor: PauloAlves6144
  • Perguntado 2 anos atrás

A aterosclerose, doença progressiva caracterizada pelo acúmulo de lípides e componente fibroso em grandes artérias, é a causa primária de doença arterial coronária (DAC) e acidente vascular cerebral (AVC), sendo responsável por aproximadamente 50% das mortes em países ocidentais. Por este motivo, há grande interesse na elucidação da etiopatogenia da aterosclerose. Sabe-se que as lesões ateroscleróticas caracterizadas como placas surgem, na maioria dos casos, a partir da segunda década de vida, após vários anos de evolução da doença. As lesões ateroscleróticas são formadas por Selecione uma alternativa: a) um núcleo acelular de queratinócitos e substâncias autofágicas, circundado pelas chamadas células mesenquimais e, mais externamente, por uma capa granulosa composta de fibras musculares lisas e tecido conjuntivo fibroso. B) um núcleo acelular de lípides e substâncias apoptóticas, circundado pelas chamadas células hemáticas e, mais externamente, por uma capa lipídica composta de fibras musculares lisas e tecido conjuntivo fibroso. C) um núcleo acelular de colágeno e substâncias apoptóticas, circundado pelas chamadas células espumosas e, mais externamente, por uma capa lisa composta de queratinócitos musculares e tecido conjuntivo fibroso. D) um núcleo acelular de lípides e substâncias necróticas, circundado pelas chamadas células espumosas e, mais externamente, por uma capa fibrosa composta de fibras musculares lisas e tecido conjuntivo fibroso. E) um núcleo acelular de hemáceas e substâncias necróticas, circundado pelas chamadas células brancas e, mais externamente, por uma capa fibrosa composta de fibras musculares lisas e tecido conjuntivo fibroso

Respostas

respondido por: mayaracassaniga
2

Podemos considerar que as lesões ateroscleróticas são formadas através de substâncias necróticas e um núcleo acelular de lípides, estes que são circundados por células consideradas espumosas e por tecido conjuntivo fibroso, assim como por uma capa fibrosa de fibras lisas musculares.

Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa D.

Caracterizando a aterosclerose. O que é?

Podemos destacar que a aterosclerose é considerada uma doença do sistema cardiovascular, apresentando o enrijecimento e o estreitamento da parede das artérias, consequências diretas de fatores genéticos e ambientais.

Assim, esta doença pode desempenhar muitas outras doenças, pois as placas de ateromas podem se soltar, podendo levar o portador à morte.

Logo, essas placas de ateromas são formadas por um núcleo acelular de lípides e pelas substâncias necróticas, as quais estão envolvidas pelas células espumosas (lípides, correspondendo aos macrófagos) e pelo tecido conjuntivo, assim como por uma placa de fibras lisas musculares.

Portanto, é essencial a prática de exercícios físicos e uma alimentação adequada, pois fatores como a obesidade e o sedentarismo são desencadeantes da aterosclerose.  

Entenda mais sobre aterosclerose aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24072928

#SPJ4

Perguntas similares