A avaliação pedagógica em educação especial, embora deva caminhar em parceria com a educação comum, possui determinadas especificidades, próprias das condições dos alunos pelos quais se responsabiliza, que nos obriga a um olhar mais apurado para também, mas não exclusivamente, identificar as necessidades específicas do aluno com deficiência proporcionando-lhes os recursos dos quais dependem para acessar o currículo. Considerando o processo de avaliação na educação inclusiva, é CORRETO afirmar que: a ) a escola não necessita modificar os critérios de avaliação utilizados, cabendo ao aluno com deficiência adaptar-se a eles. B ) somente os alunos com deficiência devem ser objeto de uma avaliação processual. C ) a avaliação deve ocorrer somente para se decidir quanto à aprovação ou reprovação do aluno no final do ano. D ) não é necessário avaliar os alunos com deficiência, pois eles serão promovidos automaticamente. E ) a avaliação de todos os alunos deve ser processual
Respostas
A avaliação dos alunos deve ser processual, no sentido de que deve considerar os processos dos estudantes, assim como suas potencialidades e necessidades, para que diga respeito à personalização do ensino (Alternativa E).
Avaliação na Educação Inclusiva
A educação inclusiva representa um modelo de educação voltado para a educação especial, a qual possa se desenvolver conforme as necessidades educacionais especiais.
Em função disso, apresenta processos diferenciados, os quais devem ser considerados, sobretudo durante a prática da avaliação, para que possa ser melhor desenvolvida, considerando pontos fracos e fortes.
Com isso, não se observa um modelo segregador, mas que prioriza, essencialmente, o aprendizado, sobretudo mais qualificado.
Mais sobre educação inclusiva: brainly.com.br/tarefa/53115863
#SPJ4