Respostas
Resposta:
As áreas rurais, comumente, não são beneficiadas pelo sistema público de abastecimento de água. A utilização de poços próprios de captação de água subterrânea é a alternativa de abastecimento para a população rural. Os poços são a fonte da água para consumo humano, dessedentação animal, limpeza, manejo da vacinação, controle térmico do ambiente, desinfecção de equipamentos e instalações, irrigação dentre outros.
A água subterrânea captada em poços em áreas rurais desprovidas de abastecimento público tem os usos mais restritivos, devendo atender os valores de referência para consumo humano e dessedentação animal. Devem ser obedecidas, ainda, as diretrizes das normas do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O enquadramento das águas subterrâneas é realizado mediante comparação de suas características com os valores de referência que são estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente por meio da Resolução CONAMA n° 396 de 3 de abril de 2008 que dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas. Os valores de referência se aplicam a substâncias inorgânicas e orgânicas, agrotóxicos e parâmetros microbiológicos.
A Resolução CONAMA n°396/2008 possibilita a classificação da água subterrânea em classes preponderantes as quais estabelecem os usos permitidos nas seguintes categorias: para consumo humano, dessedentação animal, irrigação e recreação.
A construção e operação de poços de captação de água subterrânea devem atender normas técnicas específicas tanto nos aspectos construtivos quanto a sua locação a partir da definição do modelo hidrogeológico. As normas técnicas objetivam a prevenção e controle da poluição do aquífero e a disponibilidade de água com maior qualidade.
Espero ter ajudado!
Explicação: