Respostas
Uma redação dissertativa requer um texto que mostre uma opinião a respeito de determinado assunto. Esse texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Em sua maioria, as dissertações são argumentativas, ou seja, requer argumentos para embasar o ponto de vista. Sendo assim, será descrito de forma mais detalhada como essa redação deve ser criada.
Como fazer uma redação?
Para compor uma redação é basicamente necessário seguir a sequência de: introdução, desenvolvimento e conclusão. Porém, dentro de cada tópico temos os subtópicos.
Começando pela introdução. Essa deve se dividir em três: menção geral do problema, contextualização e tese. A menção deve ser sua frase de abertura, direta e sucinta. Por exemplo:
- A dignificação do ser humano vem sendo comparada e baseada no trabalho que exercem.
Logo depois comece a contextualizar para que o leitor entenda de onde está vindo essa afirmação, qual o contexto por trás. Depois apresente sua tese, o que você defende (pelo menos duas).
O desenvolvimento pede que cada ponto da tese a ser defendido seja feito em parágrafos diferentes. Por se tratar de uma dissertação-argumentativa, é necessário que você use argumentos de autoridade.
Cite gerentes de recursos humanos, psicólogos, psiquiatras, especialistas no assunto e dados retirados de pesquisas confiáveis para compor a sua base.
Por último temos a conclusão. Nesse passo você precisa apresentar uma solução para o problema. Essa solução precisa indicar um agente (órgão responsável para resolução do problema), uma ação a ser tomada, um meio de tomar essa ação e a finalidade para ela.
Entenda mais sobre trabalho e o ser humano em:
#SPJ4