A condição para a dignidade humana não permite discriminação entre cor, classe social, sexo e crenças. É dever do estado prever condições para uma vida digna. Sobre o exposto, conforme prevê a Constituição Federal Brasileira de 1988, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Todas as pessoas nascem livres e diferentes. São dotadas de razão e consciência e devem agir com relação umas às outras com espírito de igualdade. PORQUE II- Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança das pessoas. Com capacidade de gozar os direitos e as liberdades estabelecidos sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988
Respostas
A Constituição Federal não alega sobre a ideia de que as pessoas nascem diferentes, mas evidencia a importância de nos respeitarmos, mesmo na presença de diferenças, a fim de evitar processos de discriminação e preconceito para com o próximo. c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Dignidade Humana e Constituição Federal
Uma das principais condições presentes na Constituição Federal condiz com a importância de respeitarmos a diversidade, pelo fato de que o ser humano é diverso, e apresenta diferenças.
Em função disso, é preciso que as pessoas, desde o processo educativo, estejam aptas a reconhecer o diferente, o que também evidencia a capacidade de liberdade de pensamento, assim como o espírito de igualdade de oportunidades.
Mais sobre dignidade humana: brainly.com.br/tarefa/52642112
#SPJ4