• Matéria: Administração
  • Autor: ANABELLEMOURAAAA45
  • Perguntado 3 anos atrás

QUESTÃO 27
As incertezas a respeito do fim da pandemia, os desafios do trabalho remoto, além das oportunidades reduzidas de descanso e férias foram fatores que resultaram em níveis significativos de estresse nos profissionais brasileiros. De acordo com o 15º Índice de Confiança da Robert Half, 26% dos entrevistados consideram que a sensação de equilíbrio entre qualidade de vida e trabalho piorou. Para outros 26%, a sensação se manteve igual desde o início da pandemia. Os principais motivos apontados pelos 52% dos entrevistados (soma dos dois grupos) são: piora da saúde mental (32%); falta de contato próximo com a equipe e gestores (16%); espaço físico inadequado para o trabalho (10%).

Por conta do prolongamento da pandemia e necessidade de distanciamento social, muitos profissionais e empresas optaram pelo adiamento das férias no último ano, o que resultou em cargas pesadas de trabalho que não foram alternadas com o descanso necessário, segundo a Robert Half. "As companhias, portanto, também devem balancear possíveis planos de férias atrasados com as ambiciosas agendas de recuperação dos negócios. Uma boa alternativa dentro deste contexto é o recrutamento de profissionais para projetos a fim de preencher as lacunas temporárias deixadas por colaboradores permanentes que estejam de licença. Desta forma, a força de trabalho não se sente sobrecarregada com a necessidade de absorção de demandas", afirma a consultoria de recrutamento especializado. Em uma sondagem realizada pelo perfil oficial da Robert Half no Linkedin, que contou com a participação de mais de 1.100 respondentes, 40% afirmam que se sentem cansados e estressados depois de mais de 12 meses de trabalho remoto.

Disponível em: . Acesso em: 22 jun 2022.

Considerando a situação mencionada e os conceitos sobre qualidade de vida no trabalho, analise as afirmações a seguir:

I. A Síndrome de Burnout acomete todas as pessoas com excesso de trabalho, sendo em trabalhos que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
II. Os principais sintomas da Síndrome de Burnout incluem exaustão extrema em nível físico e mental, dores de cabeça frequentes, alterações no apetite, insônia, problemas de atenção, sentimentos de fracasso e insegurança, negatividade contínua e sentimentos de derrota e fracasso.
​III. Quando presentes de forma consistente, o estresse e a falta de vontade de sair de casa, podem indicar o início da Síndrome de Burnout. Os sintomas podem aparecer gradualmente, mas tendem a piorar ao longo de alguns dias.
IV. Uma atenção maior ao volume de horas trabalhadas, administração do tempo, definição de prioridades, comunicação transparente e incentivo ao bem estar, são algumas dicas para auxiliar os gestores a prevenir a síndrome.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: winnyfernandes
0

A Síndrome de Burnout é um distúrbio que tem se tornado muito frequente na vida de profissionais com ambiente de trabalho estressante. Os sintomas da síndrome podem surgir gradualmente e envolvem desde o cansaço físico até o esgotamento emocional, como apatia e falta de atenção. Sendo assim, estão corretas as afirmações II, III e IV. Logo, a alternativa 4 está correta.

A afirmação incorreta sobre a síndrome de burnout:

A afirmação I está incorreta porque não são todas as pessoas com excesso de trabalho que desenvolvem a síndrome, existem outros aspectos envolvidos.

Saiba mais sobre síndrome de burnout:

https://brainly.com.br/tarefa/52482830

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares