QUESTÃO 34
Leia a reportagem a seguir:
"Sem ser convidada e com jeito de quem chegou para ficar, a pandemia está sob combate com vacinação mais acelerada na maioria dos países e as economias se erguem. Apesar dos prejuízos exponenciais, as expectativas são favoráveis para o reequilíbrio entre oferta e demanda por bens e a tese de reflação global ancorada no salto de preços das commodities arrefece.
Contudo, não há garantia de trabalho para milhões de desempregados que a Covid-19 contratou e a inflação de salários mostra a cara sobretudo nos Estados Unidos que registra, porém, forte aumento de produtividade. O Brasil convive com desemprego recorde e produtividade retornando a níveis historicamente baixos, após um avanço observado durante o ápice da pandemia - muito em função do home office que mudou as relações de trabalho. [...] O quanto o mundo perdeu com a pandemia está cada dia mais claro. Ela destruiu U$$ 4 trilhões de renda do trabalho e encolheu o Produto Interno Bruto (PIB) em quase 4% em 2020. [...] A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que a pandemia gerou um déficit global de 75 milhões de empregos no citado ano (2020)".
Nota-se que os impactos sofridos por conta desse acontecimento mundial ainda permanecem e, com isso, as empresas precisaram se adaptar, bem como seus empregados. O primeiro lugar afetado é o bolso de ambos, que precisaram se reinventar para conseguirem continuar arcando com suas contas, bem como, conciliando casa, trabalho e família do dia para a noite. O empregador se viu sem alternativas, necessitando adaptar as melhores formas, e que lhe fossem possíveis, a fim de solucionar, ou pelo menos tentar, os impactos junto aos seus empregados.
Elaborado pelo professor, 2022.
Com relação ao disposto, analise as afirmativas abaixo:
I. O governo federal criou programas sociais visando conter a crise econômica, além de garantir uma renda para a população de baixa renda.
II. Dentre os principais programas criados, um que muito se destacou foi a criação do Auxílio Emergencial no valor de R$ 600,00 proporcionado àqueles que atendessem aos critérios estipulados por lei.
III. Outro programa criado, foi o chamado BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda). Com ele vieram possibilidades de suspensão de contratos de trabalho, redução de jornada e salário em acordo com os empregadores e empregados.
IV. As empresas precisaram se adaptar e redirecionar seus gastos, procurando ainda, possibilitar que o empregado conseguisse continuar o desenvolvimento da sua atividade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
A alternativa correta é a alternativa 5, no cenário da pandemia do Covid-19, foram criados programas sociais para ajudar a população, dentre os principais programas, foi criado auxílio Brasil e o benefício emergencial de preservação do emprego e renda. Todos tiveram, que se organizar, planejar e se adaptar a realidade trazida com a pandemia. Sendo assim, todas as asserções estão corretas.
Programas sociais
Os programas sociais criados durante a pandemia do covid 19, beneficiou milhares de famílias de baixa renda, tanto quanto, funcionários, principalmente em casos de suspensão de contrato, por meio do benefício emergencial de preservação do emprego e renda.
Contribuindo assim, para reduzir os impactos causadas pela pandemia.
Saiba mais sobre programas sociais em:
https://brainly.com.br/tarefa/34838970
#SPJ1