TEXTO 1
Será na sua convivência com os oprimidos, sabendo também um deles – somente a um nível diferente de percepção da realidade – que poderão compreender as formas de ser e comportar-se dos oprimidos, que refletem, em momentos diversos, a estrutura da dominação. Uma destas, de que já falamos rapidamente, é a dualidade existencial dos oprimidos que, “hospedando” o opressor cuja “sombra” eles “introjetam”, são eles e ao mesmo tempo são o outro. Daí que, quase sempre, enquanto não chegam a localizar o opressor concretamente, como também enquanto não cheguem a ser “consciência para si”, assumam atitudes fatalistas em face da situação concreta de opressão em que estão.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 67.
TEXTO 2
As ideias de Freire foram implementadas pela primeira vez em programas de alfabetização, mas, com o seu exílio em 1964, desenvolveu seguidores no mundo inteiro e sua influência estendeu-se à escola convencional de educação. O estudioso tem sido uma grande influência para vários educadores contemporâneos. Uma das máximas bem conhecidas é a de que a educação nunca pode ser neutra: ela sempre tem implicações políticas, mesmo que não esteja abordando questões políticas explicitamente
PRADO, F. M. Educação, Direitos Humanos e Cidadania. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 119.
Diante dos textos apresentados anteriormente e o conteúdo aprendido no livro da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os métodos, os conceitos e as teorias de Paulo Freire promoviam uma educação libertadora, não se limitando à alfabetização de seus alunos no idioma, mas, também, por meio do pensamento crítico em relação às políticas.
PORQUE
II. Os seres humanos precisam chegar à consciência de sua opressão, apenas dessa forma poderão lutar por sua liberdade, seja de qual limitação, opressão ou regime for. Caso contrário, nossa natureza pode acabar por entender que a opressão e pobreza são destinos inevitáveis.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
claudineiaalvestga:
??
Respostas
respondido por:
7
Resposta: alternativa 1
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
respondido por:
3
Em relação aos textos apresentados a respeito das propostas pedagógicas de Paulo Freire, a alternativa correta é a opção A, pois as afirmações I e II estão corretas, e a segunda justifica a primeira.
Compreendendo a relação entre as asserções
I - Correto. No processo pedagógico de Paulo Freie, a percepção crítica e política sobre o mundo acontece de maneira concomitante ao aprendizado.
II - Correto. Os ensinamentos de Paulo Freire são baseados na consciência da situação social eventualmente limitante dos seres humanos em condições de opressão.
Saiba mais sobre Paulo Freire em https://brainly.com.br/tarefa/52166907
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás