Embora exista uma espécie de fumaça que encobre as relações de exclusão por raça no Brasil, as estatísticas não mentem. Nestas pesquisas, a desigualdade racial existente nos campos de trabalho, educação, segurança, entre outros, deixa evidente a estrutura de racismo consolidada historicamente no Brasil.
PRADO, Francieli Muller. Educação, Direitos Humanos e Cidadania. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sobre a temática do racismo, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Insultos, xingamentos e estereótipos tendem a apontar para um certo conflito de relações sociais, porém, não podem ser considerados expressões de racismo.
Alternativa 2:
A exclusão de pessoas e o impedimento de acesso a certos serviços, como educação, trabalho e esporte, não podem ser definidos como racismo, já que o acesso a tais serviços depende unicamente do esforço do indivíduo para desfrutar desses benefícios.
Alternativa 3:
A discriminação racial compreende qualquer ato em que uma pessoa é tratada desfavoravelmente, seja por sua cor, raça, nacionalidade, descendência ou origem étnica.
Alternativa 4:
A forma mais grave de racismo pode ser demonstrada em comportamentos e atitudes que encarnam o ódio e a violência, enquanto que xingamentos e insultos, por não chegarem neste patamar mais grave, não são expressões de racismo.
Alternativa 5:
Comentários negativos sobre vestimentas culturais ou religiosas devem ser e resolvidos por instituições religiosas, seguindo os parâmetros específicos das mesmas, e não por órgãos públicos seculares que resguardam os direitos humanos.
Respostas
respondido por:
4
Resposta: é 3
Explicação:A discriminação racial compreende qualquer ato em que uma pessoa é tratada desfavoravelmente, seja por sua cor, raça, nacionalidade, descendência ou origem étnica.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
Livro 73