Respostas
Um sistema ou partícula da mecânica quântica que é limitado – isto é, confinado espacialmente – só pode assumir certos valores discretos de energia, chamados níveis de energia. Isso contrasta com as partículas clássicas, que podem ter qualquer quantidade de energia. O termo é comumente usado para os níveis de energia dos elétrons em átomos, íons ou moléculas, que estão ligados pelo campo elétrico do núcleo, mas também podem se referir a níveis de energia dos núcleos ou níveis de energia vibracional ou rotacional nas moléculas. O espectro de energia de um sistema com tais níveis de energia discretos é dito quantizado.
Um subnível é um nível de energia definido pela teoria quântica. Em química, os subníveis referem-se às energias associadas aos elétrons. Na física, os subníveis também podem se referir a energias associadas ao núcleo.
Na teoria atômica e na mecânica quântica, um orbital atômico é uma função que descreve a localização e o comportamento ondulatório de um elétron em um átomo. Esta função pode ser usada para calcular a probabilidade de encontrar qualquer elétron de um átomo em qualquer região específica ao redor do núcleo do átomo. O termo orbital atômico também pode se referir à região física ou espaço onde o elétron pode ser calculado para estar presente, conforme previsto pela forma matemática particular do orbital.