Do ponto de vista das reflexões filosóficas contemporâneas sobre o que foi a chamada idade média
Respostas
respondido por:
0
Ao analisar a idade média, podemos considerar que o saber filosófico era "servo" da teologia, uma vez que pensamentos não teológicos custavam a ser aceitos, pois "danificavam o tecido social", como nos indica a alternativa B.
Idade Média e filosofia, antropocentrismo teológico
O antropocentrismo teológico se deu por motivos específicos da época, como:
- O teocentrismo ser importante para a justificação, não somente da igreja influente, mas dos reis como seres divinos
- O antropocentrismo não pode ser corrigido durante a idade média, mesmo com a tentativa de Nicolau Copérnico, pois lhe faltou a teoria de Newton sobre a gravidade
A justificação de reis como sujeitos enviados por Deus os mantiveram no privilégio social por muito tempo até o surgimento das repúblicas, influenciadas por filósofos na construção da modernidade, o período histórico que deu fim à idade média ou período medieval.
Complemento da questão — alternativas:
- a) Constituiu-se num período em que o saber não evoluiu, representando uma “longa noite de mil anos”.
- b) Foi um período em que o saber filosófico esteve atrelado ao saber religioso, tendo a filosofia como “serva” da teologia, ou seja, um saber voltado a fundamentar racionalmente os dogmas da fé.
- c) Foi um período em que Santo Tomás de Aquino liderou a Filosofia Patrística e Santo Agostinho liderou a Escolástica.
- d) Foi um período que ficou na média por ter preservado o saber greco-romano da destruição causada pela Santa Inquisição.
- e) Foi uma importante era da história da humanidade em que René Descartes e Galileu Galilei lançaram as bases da ciência moderna, em contraposição ao teocentrismo do pensamento grego.
Complemento de leitura sobre a Filosofia na Idade Média: https://brainly.com.br/tarefa/34196513
#SPJ4
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás