Considere as seguintes afirmações sobre o Barroco brasileiro:
I. A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra.
II. O conceptismo e o cultismo, expressões da poesia barroca, apresentam um imaginário bucólico, sempre povoado de pastoras e ninfas.
III. A oposição entre Reforma e Contrarreforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.
Quais estão corretas?
Respostas
Com relação ao Barroco Brasileiro, a alternativa II está incorreta, porque apesar do Barroco estar ligado ao conceptismo e cultismo, eles não têm nenhuma relação com o ''imaginário bucólico'', nem ''povoados de pastoras e ninfas''.
Barroco
O Barroco engloba as manifestações artísticas entre o século XVII e XVIII.
Também chamado de seiscentismo, tem como características principais o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero, tanto na literatura quanto nas artes.
Nas esculturas barrocas, Aleijadinho, escultor, entalhador e arquiteto é o maior representante desse período. Suas obras podem ser vistas em cidades históricas de Minas Gerais, a saber:
- Ouro Preto - Igreja de São Francisco de Assis
- Tiradentes - Fachada da Matriz de Santo Antônio
- Sabará - Detalhes da Igreja Nossa Senhora do Carmo
- Congonhas - Estátuas da Via Sacra e 12 Profetas
Na literatura, o barroco é marcado pelo jogo de palavras e ideias, com o uso exagerado de figuras de linguagem. Um representante desse período é o Padre Antonio Vieira, que foi o responsável pela prosa no período barroco.
Estilos literários que marcam o Barroco Brasileiro
- Cultismo >> jogo de palavras, linguagem rebuscada e culta, com valorização dos detalhes e pormenores.
- Conceptismo >> jogo de ideias, definição do raciocínio lógico, com a imposição de conceitos.
Entenda mais sobre o Barroco em: https://brainly.com.br/tarefa/7754228
#SPJ4