Especialistas em saúde materna e infantil desconfiam de que há uma conexão entre o nascimento de crianças sem maturidade biológica e o excesso de cesarianas desnecessárias. Há 40 anos o índice de cesarianas cresce no brasil. Cerca de 15% dos partos eram cirúrgicos nos anos 1970. Hoje 52% dos 3 milhões de partos feitos anualmente são cesáreos. Uma gravidez humana saudável dura em média de 37 a 41 semanas e é definida pela organização mundial da saúde (oms). As crianças que nascem com 37 semanas ou menos são mais vulneráveis a alguns problemas de saúde, em particular os respiratórios. Uma das razões por que o agendamento do parto cirúrgico leva a prematuros e precoces é o cálculo da idade gestacional. A estimativa do tempo de gestação tem uma margem de erro de 15 dias para mais ou para menos. Como consequência, ao se agendar uma cesárea para a 37ª semana de gestação, pode-se tirar do útero um bebê de 35 semanas
Respostas
Podemos afirmar que diante da problemática do grande número de casos de cesárea, uma tendência da sociedade atual na programação deste tipo de cirurgia, ocorre, na prática, um menor número de profissionais disponíveis capazes de realizar este procedimento.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa D.
Caracterizando a grande quantidade de cesáreas no Brasil
Sabemos que é notório o crescente número de cesáreas no Brasil, porém este número crescente não caminhou de maneira favorável com o número de profissionais disponíveis e capazes para realizar este procedimento.
Logo, podemos destacar que muitas vezes a necessidade pelo procedimento da cesárea não é evidente, mas as gestantes acabam optando por este procedimento pelo medo do parto normal ou pela escolha do dia mais favorável para o nascimento do filho, diante das expectativas e indicação do obstetra.
No entanto, sabemos que todo este cenário pode desempenhar risco tanto para a mãe quanto para o bebê, os quais ficam expostos, muitas vezes, por profissionais não capazes por este procedimento.
Complemento do enunciado
a) aumento do tempo da gestação saudável.
b) crescimento do número de partos feitos em casa.
c) encarecimento do processo de trabalho de parto.
d) desprovimento de médicos disponíveis para cesária.
e) nascimento de bebês que serão expostos a problemas de saúde
Entenda mais sobre cesáreas no Brasil aqui:
brainly.com.br/tarefa/14190181
#SPJ4