A doença hemorrágica do recém-nascido, a qual se manifesta por sangramentos anormais e surgimento de hematomas, é um quadro que pode ocorrer devido à deficiência de determinada vitamina, o que justifica a conduta de administrar dose profilática desse composto após o nascimento, evitando-se a ocorrência de hemorragia intracraniana. MAKRIS, M. ; VORA, A. Personal Practice: An approach to investigation of easy bruising. Arch Dis Child, v. 84, p. 488 – 491, jun. 2001. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a vitamina a qual o texto está relacionado
Respostas
Diante da doença hemorrágica em recém-nascidos, podemos considerar a administração da vitamina K como profilaxia para a ocorrência de tal fato.
Caracterizando a vitamina K
Sabemos que na literatura há diversos estudos que comprovam a eficiência e importância da administração de vitamina K para a prevenção de doença hemorrágica no recém-nascido.
O objetivo o uso da vitamina K como profilaxia é repor todos os estoques desta vitamina para evitar possíveis sangramentos, podendo ser administrada por via oral ou via pela intramuscular.
A deficiência de vitamina K é extremamente comum nos recém-nascidos, visto que ele apresenta imaturidade na função hepática e ainda baixas quantidades desta vitamina através da placenta e pelo leite materno,.
Assim, concluímos que se ele não apresentar reposição adequada da vitamina K, estará propenso ao sangramento, fato conhecido por doença hemorrágica do recém-nascido.
Entenda mais sobre as funções das vitaminas no nosso corpo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/8747906
#SPJ4