A embolia gordurosa (EG) é a oclusão de pequenos vasos por gotículas de gordura, geralmente originadas nas fraturas do fêmur, tíbia e bacia, e nas artroplastias do joelho e quadril. Normalmente não causa danos aos órgãos atingidos, a menos que seja maciça. Em poucos casos a EG evolui para a "síndrome da embolia gordurosa" (SEG) a qual afeta principalmente os pulmões e o cérebro, embora qualquer órgão ou estrutura do organismo possa ser afetada. A gordura embolizada é hidrolizada pela lipase, originando os ácidos graxos livres (AGL) que agem toxicamente sobre o endotélio capilar e que intensificam a ação das integrinas as quais acentuam a adesividade dos neutrófilos às células endoteliais, facilitando a ação das enzimas proteolíticas dos lisossomas desses neutrófilos sobre o endótelio. O resultado dessas reações é Selecione uma alternativa: a) a ruptura da rede capilar seguida de hemorragia e edema nos órgãos afetados. B) a ruptura da rede linfática seguida de necrose e linfoadenomas nos órgãos afetados. C) a ruptura da rede linfática seguida de extravasamento e edema nos órgãos afetados. D) a junção da rede capilar seguida de necrose e infiltrado nos órgãos afetados. E) a junção da rede capilar seguida de linfoadenomas e edema nos órgãos afetados
Respostas
respondido por:
0
Podemos considerar diante da embolia gordurosa que diante das suas reações pode-se ocorrer a ruptura da rede capilar com consequente edema dos órgãos afetados assim como a hemorragia.
Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa A.
Caracterizando a embolia gordurosa
Sabemos que a embolia pode ser fatal, visto que é uma placa de ateroma (trombo) que caminhou pela corrente sanguínea se alojando em uma artéria de menor calibre.
Os locais que ela pode se alojar são:
- No pulmão (embolia pulmonar);
- Nos membros superiores ou inferiores (trombose venosa profunda);
- No coração (infarto agudo do miocárdio);
- No cérebro (acidente vascular encefálico).
Podemos destacar que para a prevenir que ocorra a presença destas placas de ateromas é necessário adotar medidas simples, porém muito satisfatórias, tais como:
- Alimentação saudável e adequada.
- Prática regular de exercício físico;
- Não consumir álcool ou fumar.
Entenda mais sobre embolia gordurosa aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/26021390
https://brainly.com.br/tarefa/33742108
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás