A emergência pujante do liberalismo na Europa, entre finais do século XVIII e início do XIX, acabou repercutindo em outras partes do mundo. A Independência Estadunidense é talvez o exemplo mais importante, porém, não foi a única repercussão em que podemos notar a migração das ideias liberais. Na América Latina são também notáveis os seguintes exemplos, EXCETO:
Respostas
Inspirados pela Declaração de Independência dos Estados Unidos e dos Direitos do Homem, iniciaram suas lutas pela independência face às ideias liberais, conscientes de sua autonomia política e econômica, a Venezuela, Argentina, Colômbia, México e o Chile.
Independência na América Espanhola e o ideal de liberdade
Inspirados nos ideais liberais, a Revolução Industrial na Inglaterra, a Independência das 13 Colônias Inglesas, a Revolução Francesa, as Guerras Napoleônicas e, na América Central, a Independência do Haiti, impulsionaram a América espanhola a luta por sua independência.
A elite dos países latinoamericanos, manifestavam suas insatisfações e, influenciados pelo Iluminismo, iam construindo aos poucos um nacionalismo contrário ao domínio espanhol.
Mesmo sob guerra, ameaças e tentativas frustradas de re-domínio por parte da monarquia espanhola, cada colônia adotou estratégias diferentes na resistência contra os espanhóis. Não demorou muito para, com o apoio da Inglaterra e dos Estados Unidos, grande parte da América Latina fosse composta por países independentes.
Aprenda mais sobre iluminismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38299108
#SPJ4