A investigação criminal, enquanto investigação científica, tem como objetivo, através de procedimentos metodológicos rigorosos a busca da verdade real acerca de um fato delituoso. Assim sendo, obrigatoriamente deve resguardar a imparcialidade, ou seja, deve ser realizada sem a influência ou interesses de qualquer natureza, a fim de produzir elementos probantes adequados e idôneos. Acerca da imparcialidade da investigação criminal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A imparcialidade da investigação criminal possibilita ao órgão julgador uma decisão prudente. PORQUE II- As absolvições ou condenações na esfera penal não podem ter como causa fatos infundados. Assinale a alternativa CORRETA: A) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.B) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.C) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Respostas
Resposta:
Explicação: Resposta correta é a C
No momento da investigação criminal é importante que haja imparcialidade, porque isso permite que órgão julgador decida de forma prudente sobre o caso. Afinal, trata-se de uma possível condenação ou absolvição, é importante que os fatos sejam fundamentados. Sendo assim, as duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. A alternativa correta é letra D.
Importância da imparcialidade na investigação criminal
É por meio da análise dos fatos de forma imparcial que uma decisão mais acertada pode ser tomada. Dessa forma, a imparcialidade se torna fundamental em todo o processo, sendo importante para que todas as partes tenham seus direitos garantidos.
Saiba mais sobre investigação criminal:
https://brainly.com.br/tarefa/53237899
#SPJ1