A expansão urbana altera a configuração de muitos espaços, a ponto de prejudicar atividades neles desenvolvidas, seja pela especulação imobiliária, ou pelo projeto urbanístico da administração pública. Essa pressão é sentida em algumas escolas, principalmente para a prática de esportes, que demanda uma área ampla e diferenciada. O problema leva gestores e docentes a procurarem alternativas para se adaptar a essa realidade urbana. Para o urbanista Fernando Pinho, "se a cidade é de todos e para todos, por que não se apropriar dela? A escola deve ser mais porosa à cidade, à vida do lado de fora [. ]. Temos que trazer a cidade para a sala de aula e tornar a cidade uma sala de aula". PERET, E. A cidade como sala de aula. Retratos: a revista do IBGE, n. 4, 2017 (adaptado). As mudanças urbanísticas têm impactado o espaço escolar. Nesse contexto, a prática de esporte Pressupõe projetos urbanísticos que sejam adequados. Exige quadras e ginásios que se localizem fora da escola. Demanda locais específicos que viabilizem sua realização. Pede criação de regras que atendam à reconfiguração urbana. Requer modalidades não convencionais que explorem o espaço urbano
Respostas
Nesse contexto, a prática de esporte requer modalidades não convencionais que explorem o espaço urbano.
Expansão urbana
O termo expansão urbana tem sido usado para descrever padrões de assentamento orientados para construções de baixa densidade com pouco planejamento público abrangente.
Os opositores desse tipo de padrão de assentamento alegam que ele é economicamente ineficiente, socialmente injusto, prejudicial ao meio ambiente e esteticamente feio. Eles apontam que deve haver mais planejamento, restrições de crescimento, limites de crescimento, cinturões verdes, conservação de espaços abertos, leis ambientais , preservação histórica e outros mecanismos para promover muitas das cidades compactas e orientadas para o trânsito.
Outros observadores sugerem que os problemas com a expansão foram superestimados e os esforços para detê-la provavelmente serão ineficazes ou sairão pela culatra.
No geral, compreende-se que a expansão afeta o cotidiano ao prejudicar a prática de determinadas atividades. Nesse contexto, a prática de atividades físicas deve ser adaptada para essa realidade.
Mais sobre expansão urbana em:
https://brainly.com.br/tarefa/51889269
#SPJ4