Hiebert (1999) considerou o impacto das diferenças culturais na transmissão do evangelho e na implantação de novas igrejas em outras sociedades. Sobre esse impacto das diferenças culturais na transmissão do evangelho, assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: ( ) Aprendemos que os modos da cultura em que crescemos são os modos certos de se fazer as coisas. A isso damos no nome de etnocentrismo. ( ) A presunção de que pessoas de culturas diferentes compreenderão os termos e conceitos de nossa cultura é um erro de tradução, na apresentação do evangelho. ( ) Devemos fazer distinção entre o evangelho e a cultura, para que o evangelho não seja compreendido como uma imposição estrangeira. ( ) O evangelho deve ser separado de nossa própria cultura, mas se aproximar da cultura em que o estamos apresentando. Assim, evitamos a barreira do sincretismo e do etnocentrismo, além de facilitarmos a desejada autoctonia. ( ) Devemos distinguir as Escrituras de nossa interpretação delas, a fim de prezarmos pela unidade na Igreja de Cristo, independente da cultura. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Alternativas Alternativa 1: V, V, V, F, F. Alternativa 2: F, F, V, V, V. Alternativa 3: F, V, V, F, F. Alternativa 4: V, V, V, V, V. Alternativa 5: V, V, V, V, F.
Respostas
Resposta:
A correta é a alternativa 4: V, V, V, V, V (todas as afirmações são verdadeiras).
Explicação:
Conforme leitura das paginas 87 a 93 do livro da disciplina Modelo de Plantação de Igrejas.
Com referência ao impacto das diferenças culturais na propagação do evangelho e na criação de novas igrejas em diferentes sociedades, podemos dizer que todas as afirmações estão corretas, Alternativa 4: V, V, V, V, V.
Impacto das diferenças culturais na propagação do evangelho
Assimilamos que a cultura em que crescemos são as formas corretas de fazer as coisas. Mais conhecido como etnocentrismo, refere-se à tendência de considerar nossa própria cultura como o único critério válido para interpretar comportamentos, hábitos ou valores de diferentes grupos, ou etnias.
Devemos diferenciar entre o evangelho e a cultura, para que o evangelho não seja entendido como uma obrigação dos outros. É por isso que o evangelho deve ser separado de nossa própria cultura, mas mais próximo da cultura em que o estamos transmitindo.
O etnocentrismo e o relativismo cultural são formas diferentes de lidar com as discrepâncias culturais entre grupos, sociedades e culturas. O etnocentrismo representa a tendência a refletir sobre a própria cultura, seus valores, princípios e outras particularidades, como critério exclusivo de valorização de outras culturas.
Mais sobre etnocentrismo em: https://brainly.com.br/tarefa/40118037
#SPJ2