• Matéria: ENEM
  • Autor: entramaesaitama8166
  • Perguntado 2 anos atrás

Com a abolição da escravatura e a proclamação da república havia esperanças

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
0

Jornais criados e mantidos por negros ao início do século XX no Brasil, a exemplo de A Voz da Raça e Progresso, serviam para que os negros se expressassem livremente, algo impossibilitado por demais mídias que operaram a favor da elite que sofreu prejuízos com a abolição e que, assim, não os daria voz.

A importância dos jornais criados e mantidos por negros nos contextos pós-abolição da escravidão

Esses meios de comunicação eram sustentados por grupos que conheciam de perto as dores e desrespeitos da vida escrava, ou seja, não era alguém fora do contexto que pedia por respeito e dignidade, mas, os ex-escravizados e filhos de ex-escravizados que sofriam racismo e tinham sua atuação limitada.

Esses grupos atuavam em uma sociedade que não os ofereceu chances de se reconstruir após todos os prejuízos da escravidão, ou seja, eram completamente solitários em suas demandas.

Abaixo, o enunciado completo:

Com a abolição da escravatura e a proclamação da república, havia esperanças de que ocorreriam muitas melhorias ma situação de vida de boa parte da população negra no Brasil. Porém, revelou-se grande o preconceito contra o negro na sociedade brasileira. Nesse contexto, explique a importância dos jornais criados e mantidos por negros nas primeiras décadas do século XX.

Aprenda mais sobre o contexto da abolição da escravatura no Brasil: brainly.com.br/tarefa/16826670

#SPJ4

Perguntas similares