A hipertensão arterial, o diabetes, cânceres e as doenças respiratórias crônicas representam as principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma DCNT no país. Existem alguns fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2018. Levando em consideração os objetivos e as metas propostas pela pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) com vista ao garantimento de estratégias que visem uma alimentação e saúde garantida as pessoas acometidas pelas DCNT, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A PNAN mobiliza grupos sociais e econômicos, sejam eles de ordem pública ou particular e associações científicas para promover uma educação com vistas a uma alimentação saudável com a inclusão de atividades físicas frequentes. PORQUE II. A correlação entre uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas acarreta na obtenção de um estilo de vida mais saudável, porém essas práticas tornam-se ultrapassadas frente aos exames clínicos que são mais efetivos para a retirada das pessoas pertencentes aos grupos vulneráveis e a incidência das DCNT. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I. B. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. C. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. D. As asserções I e II são proposições ve
Respostas
Resposta:
Resposta correta (B)
Explicação:
brainly
Pesquisar...
CONCEITOS RELACIONADOS COM DOENÇAS CRÔNICAS E NÃO TRANSMISSÍVEIS
As chamadas Doenças Crônicas e Não Transmissíveis ocorrem, de forma geral, em um processo de transição epidemiológica das características de uma população sendo comum à medida que ocorre:
Aumento da expectativa de vida em um local determinado;
Incremento na população idosa que se torna maior e mais ativa;
Oferta de maior quantidade e complexidade de recursos nos serviços de saúde.
Assim, as Doenças Crônicas e Não Transmissíveis tem como principal destaque o fato de se prolongarem por muitos anos ou até para o resto da vida das pessoas e, ainda, por não serem transmitidas por nenhum tipo de mecanismo biológico.
ASPECTOS RELACIONADOS COM O PNAN (PLANO NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO)
O PNAN (Plano Nacional de Alimentação e Nutrição), criado no ano de 1999 consistem em políticas públicas que buscam a promoção e proteção dos direitos humanos relacionados com a saúde e alimentação.
Na atualidade, a partir de uma revisão de suas políticas e diretrizes, o PNAN tem como objetivo a melhoria nas condições de nutrição, alimentação e saúde da população brasileira.
Com isso, as diretrizes principais de atuação do PNAN (Plano Nacional de Alimentação e Nutrição) incluem:
Promoção práticas alimentares adequadas e saudáveis;
Vigilância alimentar e nutricional.
Cuidado integral dos agravos vinculados com alimentação e nutrição.