Na história educacional dos surdos, há registro de diferentes vertentes de metodologias educacionais aplicadas a pessoas com deficiência auditiva. A trajetória histórica dos surdos foi difícil, sofrida e com muitos percalços. Até chegar à metodologia atual para a educação de surdos, eles foram proibidos de sinalizar e usar suas mãos para se comunicarem. Com isso em mente, marque a alternativa que corresponda à metodologia de ensino para surdos que contempla a prática educacional, que proporciona percepções mentais, cognitivas e visuais e capacidade para analisar os conceitos de modo subjetivo e objetivo em relação às informações recebidas, respeitando as caraterísticas e regras gramaticais do idioma, conforme nos aponta quadros em seu livro: educação de surdos: a aquisição da linguagem p. 29 a 33
Respostas
A prática educacional aplicada no ensino para surdos que possibilita aos mesmos a realização de análises de percepções mentais, cognitivas e visuais é o bilinguismo. Dessa forma, a resposta correta é a alternativa B.
Bilinguismo na comunidade surda
O bilinguismo é um conceito amplamente aplicado nas discussões a respeito da educação especial. Para a comunidade surda, a implementação de um sistema educacional que esteja fundamentado no bilinguismo é essencial para o seu processo educacional e de socialização.
A proposta da educação bilíngue possibilita aos surdos a utilização das duas línguas em seu processo educacional, devendo, no entanto, ser a Língua de Sinais o meio utilizado para a mediação do processo de formação do aluno surdo.
Complemento da questão:
a) Oralismo.
b) Bilinguismo.
c) Língua Brasileira de Sinais (Libras).
d) Comunicação Total.
e) Métodos Unissensoriais.
Entenda mais sobre o Bilinguismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/15130862
#SPJ4
Resposta: Bilinguismo.
Explicação: O Bilinguismo é visto como um sistema linguístico de estrutura gesto-visual, com gramática própria e específica, capaz de expressar conceitos complexos, concretos e abstratos. Ainda é capaz de aprimorar e desenvolver mais habilidades para percepções mentais, cognitivas e visuais.