• Matéria: Geografia
  • Autor: mariagraceli180
  • Perguntado 3 anos atrás

de texto.
Atualmente, fazem parte da delegação latino-america.
Colombia, Costa Rica, Departamentos Franceses Ultra
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralme
educadoras: um olhar acerca da cidade que educa.
Considerando essas informações e os demais conteúdos
que aponta corretamente algumas das cidades brasileira.

Respostas

respondido por: zackinzack230
0

Resposta:Alternar barra lateral

Wikipédia

Pesquisar na Wikipédia

Criar uma conta

Ferramentas pessoais

Participe do Wikiconcurso Direitos Humanos & Meio Ambiente e concorra a prêmios de até R$ 2.500.

5 de outubro a 5 de dezembroEsconder

[ocultar]

Conteúdo ocultar

Início

A França Americana

Alternar a subsecção A França Americana

A França Africana

Alternar a subsecção A França Africana

A França Oceânica

Alternar a subsecção A França Oceânica

A França Austral

Alternar a subsecção A França Austral

Ver também

Referências

Ligações externas

Departamentos e territórios ultramarinos da França

Artigo

Discussão

Ler

Editar

Ver histórico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Departamentos e territórios franceses

Flag of France (1794–1815, 1830–1974, 2020–present).svg

Este artigo é parte da série sobre

Divisões administrativas da França

Artigo principal

Regiões

(incl. Regiões ultramarinas)

Departamentos

(incl. departamentos ultramarinos)

Arrondissements

Cantões

Intercomunalidade

Comunidades urbanas

Aglomeração de comunidades

Comunidades comuna

Sindicatos de Aglomeração Nova

Comunas

Comunas associadas

Arrondissements municipais

Outros em Ultramarinos da França

Coletividades ultramarinas

coletividade Sui generis

Região ultramarina

Território ultramarino

Ilha Clipperton

Os Departamentos franceses ultramarinos e territórios (francês: départements d'outre-mer e territoires d'outre-mer ou DOM-TOM [dɔmˈtɔm][1]) consiste largamente de territórios franceses-administrados fora do continente Europeu.

Os territórios ultramarinos franceses estão espalhados pela América, África, Oceania e Antártica.

Na América as administrações francesas são Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, São Bartolomeu, São Martinho e São Pedro e Miquelão.

Na África, são Maiote e Reunião.

Na Oceania, Nova Caledônia, Polinésia Francesa e Wallis e Futuna.

E na Antártica, as Terras Austrais e Antárticas Francesas que são formadas pelas ilhas de Terra Adélia, Kerguelen, Crozet, Amsterdam e São Paulo.

A França Americana

Guadalupe

Guadalupe (em francês: Guadeloupe) é um departamento ultramarino da França nas Caraíbas (Caribe), constituído pela "ilha de Guadalupe", que é na realidade composta por duas ilhas, próximas, Basse-Terre e Grande-Terre, e ilhas próximas.

As fronteiras do território são todas marinhas, sendo com a Dominica, a sul, com Monserrate, a noroeste e, com Antiga e Barbuda, a norte.

Sua capital é Basse-Terre, sendo que a capital econômica é Pointe-à-Pitre, onde se encontra a maioria do comércio, bem como o Porto Autônomo de Guadalupe.

Tem estatuto de região administrativa, assim como a Martinica, a Reunião e a Guiana.

Guiana Francesa

A Guiana Francesa (em francês: Guyane française, oficialmente apenas Guyane) é um departamento ultramarino da França (département d'outre-mer, em francês) na costa atlântica da América do Sul (e, como tal, é o principal território da União Europeia no continente). Ocupa uma superfície de 86 504 km², limitada ao norte pelo Oceano Atlântico, a leste e a sul pelo Brasil (Amapá) e a oeste pelo Suriname (junto à fronteira com este país está a cidade de Saint-Laurent-du-Maroni). Sua capital e principal cidade é Caiena.

Martinica

A Martinica (em francês: Martinique) é um departamento ultramarino insular francês no Caribe, com fronteiras marítimas com a Dominica ao noroeste, e com Santa Lúcia ao sul. Capital: Fort-de-France. Tem estatuto de região administrativa, assim como outras colônias francesas (como Guadalupe, a Reunião e a Guiana Francesa). A antiga capital, Saint-Pierre, ficou mundialmente famosa após a grande erupção vulcânica de 1902, no Monte Pelée. Em 29 de novembro de 2007, houve um terremoto de 7,4 na escala de Richter, que foi sentido na Região Norte do Brasil. Sua mais ilustre filha foi a 1ª consorte do imperador Napoleão I, a imperatriz Josefina de Beauharnais. Sua capital é Forte da França.

São Bartolomeu

São Bartolomeu, (em francês: Saint-Barthélemy) é uma coletividade de ultramar da França localizado no Caribe, constituído pela "ilha de São Bartolomeu" e ilhas próximas. Sua capital e principal cidade é Gustávia.

As fronteiras de São Bartolomeu todas marítimas, sendo com Países Baixos Caribenhos, a sudoeste, com São Martinho (ilha divida entre a França e os Países Baixos), a noroeste, Antiga e Barbuda a sudeste, e São Cristóvão e Neves a sul.

São Martinho

São Martinho, (em francês: Saint-Martin) é uma coletividade de ultramar da França localizado no Caribe, constituído pela parte norte da ilha de São Martinho e ilhéus vizinhos, sendo o maior deles Tintamarre. A sua capital é a cidade de Marigot. A parte sul da ilha, chamada em neerlandês de Sint Maarten (São Martinho), faz parte do Reino dos Países Baixos.

A coletividade francesa de São Martinho faz fronteira, por terra, com a parte sul da ilha de São Martinho que está sob administração neerlandesa e, por mar, com Anguila a norte e São Bartolomeu a sudeste.

São Pedro e Miquelão

São Pedro e Miquelão (em francês: Saint-Pierre-et-Miquelon) é um pequeno território francês com 242 km² situado a sul da ilha canadense da Terra Nova, na América do Norte, a mais de 1 800 km a Leste de Montreal e a 4 000 km a Oeste de Lisboa.

Trata-se de duas pequenas ilhas, São Pedro (onde está localizada a capital) e Miquelão, banhadas pelo oceano Atlântico, a cerca de 20 km da costa canadense. Estas ilhas constituem o último bastião da França na América do Norte.

São Pedro é a ilha principal do arquipélago, centro administrativo e comercial, tem uma população de 6 500 habitantes, na sua maioria descendentes de Bascos, Normandos e Bretões (nacionalidades cujos estandartes figuram na própria bandeira de São Pedro e Miquelão).

As ilhas foram descobertas em 1520 pelo navegador português José Álvares Fagundes que as batizou como Ilhas das Onze Mil Virgens. No entanto, o rei designa-as por Ilhas Verdes. Em 1535, Jacques Cartier reclama-as para França. A colonização francesa inicia-se efetivamente apenas em 1604. Entre 1708 e 1816 é ocupada pelos britânicos, mas torna-se definitivamente colônia francesa naquela data.

A França Africana

Maiote

Maiote (em francês: Mayotte) é um departamento francês entre o oceano Índico e o canal de Moçambique, no arquipélago das Comores, do qual é a ilha mais oriental. Compreende a Ilha Maiote propriamente dita, também conhecida por Mahoré ou Grande Terre, e duas ilhas bem menores: Pamanzi (ou Petite Terre) e Chissioi m'Zamboro. Os seus vizinhos mais próximos são Comores, a noroeste; Madagascar, a sudeste; Seicheles, a nordeste; Reunião, a nordeste; e Moçambique, a oeste. Capital: Mamudzu.

Foi descoberta por navegadores árabes do período Abássida, no século IX, e anexada, juntamente com Comores. Em 1503, os portugueses foram os primeiros europeus a chegar à ilha. Foi anexada pela França em 1841.

Reunião

Reunião (em francês: Réunion) é um departamento francês no oceano Índico, localizado a leste de Madagascar. A ilha principal é uma das duas maiores Ilhas Mascarenhas, sendo o seu vizinho mais próximo a outra: as Ilhas Maurício. Reunião tem, no entanto, várias dependências, espalhadas em torno de Madagascar, no Índico e no canal de Moçambique. Capital: São Dinis.

Tem estatuto de região administrativa, assim como a Martinica, a Guadalupe e a Guiana Francesa.

A França Oceânica

Nova Caledónia

A Nova Caledónia (em francês: Nouvelle Caledonie) é um arquipélago da Oceania situado na Melanésia - alguns graus a norte do Trópico de Capricórnio. Trata-se de uma comunidade conhecida como sui generis, ou «de sua própria espécie», pois é um país anexado à França e não um território de ultramar. O Acordo de Numeá criou um estatuto especial para o território, além de prever a realização de três referendos locais sobre sua independência ou a manutenção como parte da República Francesa a partir de 2018. Dista da França Metropolitana aproximadamente 20 mil km. Possui uma superfície de 19,1 mil km². Está situado no oceano Pacífico a 1,5 mil km a leste da Austrália e a 2 mil km a norte da Nova Zelândia. Seu código postal começa com 988. Tem o status de pays d'outre-mer (país ultramarino) desde 1998. Capital: Numeá.

Polinésia Francesa

A Polinésia Francesa (em francês: Polynésie française e em taitiano: Pōrīnetia Farāni) é um território da Polinésia dependente da França, com o estatuto de coletividade de ultramar, no oceano Pacífico sul. Localiza-se a aproximadamente 600 quilômetros a leste da Austrália. É um dos maiores e mais espalhados territórios do Pacífico, com 4 167 km², se considerada a área marítima ocupada, a Polinésia Francesa inclui cinco arquipélagos, o das Marquesas, o de Tuamotu, o de Gambier, o das Austrais e o da Sociedade (dividido em dois grupos, o das Ilhas de Barlavento e da Ilhas de Sotavento), além de algumas ilhotas exteriores a estes grupos.

Os territórios mais próximos são Quiribáti, a noroeste, a colônia britânica de Pitcairn, a leste, e o território neozelandês das Ilhas Cook, a oeste. Sua capital é Papeete.

Perguntas similares