A terbutalina é um medicamento adrenérgico com atividade em receptores β2, que leva a broncodilatação e pode ser utilizada para asmáticos. Entretanto, em casos de parto prematuro pode também ser indicada, por quê?
Respostas
A terbutalina pode ser utilizada no parto prematuro, pois ela tem efeito de relaxamento no miométrio, que é a camada muscular uterina.
Para entender essa questão é importante entender sobre a terbutalina.
Terbutalina
A terbutalina é um medicamento feito a base de aminas, e é classificado como agonista adrenérgico dos receptores β2. Esses rececptores são encontrados tanto nos pulmões, como no útero.
Nos pulmões, os receptores β2, quando ativados, promovem a broncodiatação e em crises de asma, eles promovem alívio imediato dos sintomas, visto que nessa doença os brônquios se contraem, dificultando a respiração.
Em relação ao útero, os receptores β2 estão presentes no miométrio, e quando esses receptores são ativados há um relaxamento do músculo uterino, de modo que em um parto prematuro, evento em que o miométrio contrai precocemente com o intuito de expulsar o feito, o bloqueio desses receptores impede esse evento.
Dessa forma, percebe-se que a terbutalina é um importante mecanismo para impedir a prematuridade, pois ela atua "ajudando" os receptores β2 exercerem seu papel.
Aprenda mais sobre terbutalina em: https://brainly.com.br/tarefa/40624427.
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,.,.,,.,.,.,..,